sábado, 26 de julho de 2014

INCÊNDIO DESTRÓI SUPERMERCADO SERVE BEM EM BREJO DA MADRE DE DEUS

Um incêndio destruiu nesta madrugada um supermercado no centro de Brejo da Madre de Deus. Em um prédio histórico, funcionava o supermercado Serve Bem que já pertenceu a família Vieira, como também ao comerciante Ivanildo, mas atualmente pertencia ao jovem Júnior de Surubim.

O Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Capibaribe foi acionado e quando chegou apenas fez o rescaldo já que as chamas consumiram tudo.
Feirantes que estavam montando os bancos para feira livre, viram a fumaça no prédio e perceberam que se tratava de um principio de incêndio. Houve muita correria para tentar apagar o fogo. O sr. Sinval que mora próximo ao local estacionou o seu caminhão pipa, tentou apagar as chamas, mas não conseguiu, o fogo já tinha se alastrado por todo supermercado. O trabalho do sr. Sinval foi fundamental para que as chamas não atingisse maiores proporções e chegasse a outros prédios antigos. Vários populares também ajudaram no combate ao incêndio.






A Guarda Municipal chegou cedo ao local e isolou a área e com a chegada do Corpo de Bombeiros as chamas foram controladas, mas já era tarde, toda mercadoria tinha sido queimada.



Segundo o Sargento Damasceno, o estabelecimento tinha extintores, porém, os mesmos só servem para controlar as chamas no princípio, mas como não havia ninguém no prédio o fogo se alastrou rápido destruindo uma estrutura histórica.


Os cidadãos que presenciaram o fato, lamentaram o ocorrido e ficaram chocados com o acontecido.


Marcelo Santa Cruz/Estação Noticias/Portal do Agreste

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Policial Militar do 24ª Batalhão morre em acidente na PE-160

Na noite desta quinta-feira (24) aconteceu um acidente na altura do km 5 da PE-160, que vitimou o policial militar identificado como Sandoval Monteiro Neto (36 anos).
Segundo informações, ele teria saído de um posto de combustível que fica ás margens da PE, aproximadamente 300m do local do acidente.
O PM era lotado no 24º Batalhão da Polícia Militar, no setor Bélico do Batalhão, e segundo informações, tinha largado o serviço, quando voltava para casa em sua motocicleta Honda XR-Tornado-250c de cor preta e placa KJW-9078. 
No km 06, a vítima tentou desviar de um animal de grande porte (cavalo) e saiu da pista de rolamento, chegando a colidir com uma pedra deixada pela empresa que realiza a obra de canalização da adutora. Na oportunidade, o Policial quebrou o pescoço e morreu na hora.
A Polícia Militar esteve no local onde foi feito o isolamento da área e a Polícia Civil ficou por conta do levantamento cadavérico.


Agreste Noticias/Ney Lima

Cristãos chineses enfrentam polícia para impedir remoção de cruz

''No confronto muitas pessoas ficaram feridas, mas o símbolo não foi retirado''

Cristãos enfrentam polícia para impedir remoção de cruz


Nesta segunda-feira (21) manifestantes cristãos conseguiram impedir a remoção de uma cruz em uma igreja cristã da província de Zhejiang. Para impedir que o prédio fosse destruído os manifestantes lutaram contra os funcionários do governo que não conseguiram executar a ordem de demolição da cruz. O confronto durou duas horas e muitas pessoas ficaram feridas.

A ação do governo chinês faz parte de um projeto de demolir prédios supostamente ilegais em suas estruturas, mas grupos cristãos afirmam que a justificativa dada pelas autoridades faz parte de um plano para acabar com as igrejas cristãs do país.

Grupos de defesa de direitos humanos e grupos cristãos afirmam que a ação do governo da China se caracteriza como perseguição religiosa, ignorando a Constituição do país que garante a liberdade de religião.

A China é o país que ocupa a posição 37 na classificação da perseguição religiosa no mundo segundo dados do Ministério Portas Abertas. Apesar da pressão contra cristãos, o número dos que acreditam em Jesus é cada vez maior, o que força atitudes drásticas por parte do governo que quer frear este crescimento. Com informações Exame

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Após 16 horas de velório e desfile em carro aberto, Ariano é enterrado


Após 16 horas de velório, o corpo do escritor, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna foi enterrado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. O sepultamento foi precedido pela leitura de dois poemas, a pedido da viúva, Zélia de Andrade Lima. Um dos netos do casal, João Suassuna, recitou “Acahuan”, que Ariano escreveu em homenagem a seu pai, e “A mulher e o reino”, feito para a esposa. Todos os parentes acompanharam a leitura muito emocionados e Zélia foi amparada por eles.
O caixão chegou ao cemitério pouco antes das 17h, após ter desfilado em carro aberto, em um veículo do Corpo de Bombeiros, fazendo o percurso desde o Palácio do Campo das Princesas, local do velório. Ainda no palácio, os netos de Ariano carregaram o caixão até o carro, ao mesmo tempo em que os presentes aplaudiam e cantavam — o frevo “Madeira que cupim não rói” e o grito de guerra do Sport, time do coração do autor. Um dos filhos de Ariano, o artista plástico Dantas Suassuna, acompanhou o caixão do pai durante o trajeto. A curta cerimônia de sepultamento contou ainda com salva de tiros, a execução instrumental da Ave Maria e da Oração de São Francisco, e uma chuva de pétalas.


Desde a noite de quarta-feira (23), até a tarde desta quinta, foi grande o número de familiares, amigos e fãs que passaram pelo Palácio das Princesas, durante o velório. O caixão esteve o tempo todo coberto por bandeiras do Sport, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de Pernambuco e do Brasil.
A presidente da República, Dilma Rousseff, passou cerca de 40 minutos no local, onde conversou com familiares do escritor e com políticos, como o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, e o candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos. Dilma deixou o local sem fazer declaração pública. Também estiveram presentes o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; os governadores Ricardo Coutinho (Paraíba) e Jaques Wagner (Bahia); o senador Humberto Costa e o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

A missa de corpo presente foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e acompanhada com muita emoção por parentes, amigos e admiradores de Ariano Suassuna, no final da manhã . A celebração durou cerca de uma hora e Saburido destacou que Ariano, reconhecidamente espirituoso e assumido devoto de Nossa Senhora, era conhecido por ser um homem de fé. Uma mensagem preparada pela Arquidiocese especialmente para a ocasião foi lida. Em forma de poesia, um excerto dizia: “A morte nunca é sina. É vida com outro nome”. O texto impresso foi entregue pelo arcebispo nas mãos da viúva, Zélia.

Filha de Ariano Suassuna e atual secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna se emocionou ao falar do pai, ressaltando o grande homem que ele foi não somente nas artes, mas também em casa. De acordo com ela, a felicidade com que o escritor passou os últimos dias amenizou, de certa forma, o sofrimento dos parentes. “Na última semana, ele fez duas aulas-espetáculo, uma no Teatro Castro Alves, em Salvador, e outra em Garanhuns. E a satifação dele, quando chegou em casa, contando com alegria a festa que foram essas duas aulas. Então, a Caetana [como Ariano chamava a morte] chegou, mas ele está aqui presente com a gente”, contou.
Para a filha mais velha de Ariano, Maria das Neves, o carinho demonstrado pelas pessoas ao pai é o maior legado que ele deixa. “O maior legado que fica é o carinho das pessoas têm por ele, não é nem tanto a obra. Esse carinho está vindo de todo o Brasil, estamos recebendo muitas mensagens”, afirmou, agradecendo especialmente ao apoio que as pessoas têm dado à mãe, Zélia.
Durante o velório, um admirador de Ariano cantou o frevo “Madeira que cupim não rói”, um dos preferidos do escritor, e chegou a arrancar aplausos dos familiares que estavam presentes. Enrolado em uma bandeira de Pernambuco e falando em voz alta, Jackson Nascimento lembrou a grande presença do Sertão nas obras do mestre, destacando que o povo da região sente muito orgulho de ser representado por um autor como ele. “O mestre não morre, ele permanece”, resumiu.
O cineasta e diretor de televisão carioca Luiz Fernando Carvalho foi se despedir do escritor, de quem adaptou três obras para a televisão. “Você perguntava sobre a diferença entre jagunço e capanga e vinha uma aula sobre geografia, sobre música sertaneja, sobre geologia, sobre canto. [Ariano] É um tesouro, é um cometa raro”, lamentou.
O também cineasta e diretor de televisão Guel Arraes definiu Ariano como um grande humanista. “Eu tive o privilégio de conhecê-lo. Em diversas ocasiões, desde pequeno, no trabalho, convivi com ele. Ele é um homem que viveu de acordo com as suas ideias, um homem simples, que conversava com o povo, viveu sempre perto de suas origens e, assim, se tornou universal”.

Suassuna morreu na quarta (23), aos 87 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico, na segunda (21).

ASFALTO QUE LIGA BREJO DA MADRE DE DEUS A FAZENDA NOVA SE ENCONTRA EM ESTADO DE CALAMIDADE!!!


O asfalto da PE-145 que liga Brejo da Madre de Deus a Fazenda Nova e Caruaru, se encontra em um delicado estado de trafegamento. Assim levando todos que trafegam a correrem um grande perigo, devido a quantidade de BURACOS na pista, nossa redação foi até o local e de fato constatamos vários descasos na referida PE. 


Em algumas partes da localidade, é possível ver que a pista não tem mais acostamento por conta da mata que está evadindo a pista, assim; aumentando cada vez mais o perigo para quem trafega naquela localidade.


A situação é tão precária para se trafegar na referida PE que os motoristas chegam até a parar o veículo por conta dos Buracos.

CONFIRA MAIS ALGUMAS IMAGENS:





Pr. Joanes Silva Blog

Fotos/Texto:  Tiago Andrade

Garoto tem 232 Dentes Extraídos em Cirurgia de 7 Horas

Ashik Gavai teve 232 debtes extraídos durante cirurgia em hospital de Mumbai, na Índia (Foto: Imtiyaz Shaikh/Anadolu Agency/Getty Images)
O garoto Ashik Gavai, de 17 anos, procurou o Departamento de Odontologia do Hospital J.J., em Mumbai, na Índia, por causa de um inchaço do lado direito da mandíbula. A equipe identificou como a causa do problema 232 dentes "extras", que foram extraídos em uma cirurgia de 7 horas.

"Quando abrimos a gengiva, dentes pequenos parecidos com pérolas começaram a sair, um por um. Inicialmente, estávamos coletando, eles eram realmente como pequenas pérolas brancas. Mas então começamos a ficar cansados. Contamos 232 dentes", disse Sunanda à "BBC".A chefe do departamento, Sunanda Dhiware, contou à "BBC" que a doença que afetou Ashik é um tipo de tumor benigno chamado odontoma, em que uma única gengiva forma muitos dentes.


Segundo a especialista, casos como o de Ashik são muito raros. Ela observa que a literatura médica sobre a condição apresentada pelo garoto registra um máximo de 37 dentes extraídos por causa do tumor na parte superior da gengiva. No caso do garoto, o tumor foi encontrado em uma região profunda, parte inferior da mandíbula.
O pai do garoto, Suresh Gavai, disse ao jornal "Mumbai Mirror" que o filho reclamou de fortes dores há cerca de um mês. A família viajou de seu vilarejo natal, no distrito de Buldhana, até Mumbai para buscar tratamento.

Do G1

PAULO CÂMARA PROCESSA JOSÉ AUGUSTO MAIA POR ACUSAÇÃO DE SUBORNO

O candidato ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), disse ontem que está tomando 'todas as medidas judiciais cabíveis' contra o deputado José Augusto Maia (Pros-PE). Em nota, Câmara classificou a denúncia de Maia como 'uma tentativa caluniosa de me descredibilizar'. José Augusto maia denunciou ter recebido oferta de dinheiro para que seu partido integrasse a coligação da Frente Popular, que tem Paulo Câmara como escolhido pelo presidenciável Eduardo Campos para sucedê-lo no comando do Estado.

Reprodução

'Anuncio que estou tomando todas as medidas judiciais cabíveis contra José Augusto Maia e todos os envolvidos nesta nefasta e inadmissível atitude. Mais do que uma retaliação, do mais baixo nível, como se poderia esperar, pelo seu autor, fui vítima de um golpe que me obriga a reagir, imediatamente, e com força proporcional -- não necessariamente à repercussão, mas à intenção', diz Paulo Câmara

O candidato do PSB ressaltou ainda que o deputado do Pros 'responde a duas ações criminais por fraude em licitação e formação de quadrilha e foi condenado pela Justiça pernambucana por improbidade, tendo seus direitos políticos suspensos por três anos'. José Augusto Maia (Pros-PE) contesta Câmara e diz que não há nenhuma condenação definitiva contra ele.

Leia abaixo, na íntegra, a nota de Paulo Câmara:

''A matéria publicada hoje (23/07), pelo jornal Folha de São Paulo, ao citar o meu nome, sugere, irresponsavelmente, a associação da minha imagem a uma suposta ação criminosa. Em função da matéria publicada por esse jornal, baseada em denúncia formulada por um parlamentar pernambucano, sinto-me obrigado a me posicionar em defesa da minha honra e credibilidade, o maior patrimônio que construí ao longo da minha vida.

É importante destacar, que o deputado José Augusto Maia, que serviu como fonte da reportagem, responde a duas ações criminais por fraude em licitação e formação de quadrilha, e foi condenado, pela justiça pernambucana, em abril deste ano, por improbidade administrativa, tendo os seus direitos políticos suspensos pelo prazo de três anos, além da condenação e dos processos em andamento no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Importante também ressaltar a relação histórica de amizade e apoio de José Augusto Maia ao nosso adversário direto, o ex-empresário Armando Monteiro Neto, que desde as primeiras horas do dia da publicação da matéria tenta tirar proveito eleitoral do assunto.

O que me parece mais grave é a tentativa caluniosa de me descredibilizar. Sou servidor público há 22 anos, com uma trajetória séria e reconhecida. Nunca, em nenhum momento, fui vítima de qualquer ação que questionasse os princípios que levo, de casa, à vida pública: honestidade, correção, respeito, senso de justiça. Daí a minha mais profunda indignação diante deste episódio. Será que, pela condição de candidato ao governo, devo ser exposto publicamente por conta da má fé de elementos como o referido senhor? Atitudes assim envergonham a atividade política e, pior, buscam arrastar para os espaços nebulosos, onde atua um 'ficha-suja', pessoas que estão na vida pública apenas com o intuito de exercer sua vocação e atender a uma convocação.

Figuras como José Augusto Maia devem ser banidas da política, como já foi determinado pela justiça. Portanto, em meu nome, da minha família e de todos aqueles a quem represento, nesta caminhada, como cidadão e homem público, anuncio que estou tomando todas as medidas judiciais cabíveis contra José Augusto Maia e todos os envolvidos nesta nefasta e inadmissível atitude. Mais do que uma retaliação, do mais baixo nível, como se poderia esperar, pelo seu autor, fui vítima de um golpe que me obriga a reagir, imediatamente, e com força proporcional - não necessariamente à repercussão, mas à intenção.

Tenho uma missão a cumprir e assim será. Estou convencido de que o ocorrido servirá apenas para nos fortalecer nesta luta, contra adversários desleais. Manteremos o rumo e, apesar da indignação, não perderemos a serenidade. Pernambuco conta comigo. E estou cada vez mais firme na decisão, coletiva, de vencer com trabalho e respeito.''

ASSALTANTES SÃO PRESOS COM ARMA DE BRINQUEDO E MOTO ROUBADA EM SÃO DOMINGOS


O efetivo da polícia recebeu denuncias anônimas de que dois assaltantes estavam em posse de uma moto roubada na Rua Colômbia em São Domingos, distrito do Brejo da Madre de Deus.

Chegando ao local, os policias abordaram Lucas Eduardo Martins da Silva e Alexandre Calixto da Silva (ambos 19 anos) e, encontraram uma moto Honda 125cc, de cor azul e placa KIP-0917. Ao serem questionados pela moto, eles confessaram que não eram proprietários e que encontraram a moto abandonada em um ponto da cidade, colocaram combustíveis e ficam utilizando o veículo.



Na residência também foram encontrada duas armas de brinquedo, os envolvidos e os materiais foram conduzidos até a delegacia de Brejo da Madre de Deus.


Do:São Domingos Informa fonte:blog do Ney Lima

Convertida, Stefhany Absoluta canta, prega em línguas estranhas e testemunha livramento de morte


Conhecida pelas letras de alto teor sexual que davam novo sentido a melodias já conhecidas, a cantora Stefhany Absoluta anunciou há alguns meses que havia abandonado a carreira como artista secular pois havia se convertido ao Evangelho.

Como parte dessa mudança, Stefhany tornou-se cantora gospel. Nos eventos a que é convidada, conta seu testemunho de conversão, fala do livramento que recebeu quando sofreu um acidente de carro há quatro anos e até fala em línguas estranhas.

“Eu andava por um caminho muito fácil e agora é estreito”, diz a cantora. Um vídeo de sua ministração na cidade de Amarante (PI) tem circulado na internet, e mostra Stefhany dizendo que quer “viver em santidade e adoração”.

O episódio central do testemunho de Stefhany é a narrativa sobre o acidente de carro que quase tomou sua vida: “Foi perda total, mas nós saímos sem um arranhão”, diz ela. À época do acidente, a cantora já demonstrava reconhecer que sua sobrevivência havia sido fruto de intervenção divina: “Cinco minutos antes do acidente, todos estávamos sem cinto. A minha mãe sentiu um arrepio grande e falou para todos colocarmos o cinto. Cinco minutos depois tudo aconteceu”, afirmou a cantora numa entrevista ao R7.

No testemunho gravado, Stefhany dá um tom um pouco mais tenebroso ao episódio, dizendo que ao entrar num trecho com neblina, sentiu “como se a força das trevas estivesse seguindo aquele carro [...] e o diabo tivesse saído do inferno com uma legião” para atentar contra sua vida: “o carro capotou quatro vezes”, diz a cantora. Na entrevista ao R7 em 2010, a quantidade de vezes que o veículo capotou era outra: “Ele capotou três vezes. Foi horrível”, disse à época.

Líder cristão sugere à NASA parar de procurar vida fora do planeta pois todos os “extraterrestres vão para o inferno”

Personagem alienígena da série Star Trek


Um líder cristão apresentou um argumento no mínimo curioso contra as pesquisas espaciais e a busca por vida extraterrestre: “Alienígenas vão para o inferno”.

A frase é de Ken Ham, um ativista defensor do criacionismo e presidente da entidade Answers in Genesis e do Museu da Criação.

Segundo Ham, não existe vida alienígena, e mesmo que exista qualquer forma de vida, tais seres já estão condenados ao inferno. “Você vê, a Bíblia deixa claro que o pecado de Adão afetou todo o universo. Isso significa que todos os extraterrestres também seriam afetados pelo pecado de Adão, mas como eles não são descendentes de Adão, eles não podem ter a salvação”, escreveu em seu blog.

De acordo com informações do Huffington Post, o artigo de Ken Ham tece comentários sobre as afirmações dos cientistas da NASA de que pretendem encontrar vida alienígena nos próximos 20 anos. “É altamente improvável na vastidão ilimitada do universo que nós, humanos, estejamos sozinhos”, disse o administrador da agência espacial americana, Charles Bolden.

No entanto, Ken Ham discorda e afirma que a “Terra foi especialmente criada” por Deus para os homens, e toda a caça aos extraterrestres é “realmente impulsionada pela rebelião do homem contra Deus, em uma tentativa desesperada de provar a suposta evolução”.

O criacionista conclui seu raciocínio dizendo que se existem extraterrestres, nem Jesus pode salvá-los: “Jesus não se tornou um ‘deus-Klingon’ ou ‘deus-marciano’! Somente descendentes de Adão podem ser salvos. O Filho de Deus continua a ser o ‘Deus Homem’, como nosso Salvador. De fato, a Bíblia deixa claro que podemos ver o Pai através do Filho (e vemos o Filho através da Sua Palavra). Sugerir que extraterrestres poderiam ser evangelizados é totalmente errado”, cravou Ken Ham.

Seguindo a linha de raciocínio de Ham, a disposição mostrada pelo papa Francisco em maio deste ano para evangelizar a todos, mesmo que fossem marcianos em busca de conversão, é totalmente inútil.

Igreja diz que queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia foi uma mostra da “ira de Deus” contra os pecadores


Mais uma tragédia se tornou pretexto para os fiéis da Igreja Batista de Westboro pregar a “ira de Deus” sobre a humanidade. Para eles, o acidente aéreo com o avião da Malaysia Airlines, que resultou na morte de 298 pessoas, seria fruto de um castigo divino.

Conhecidos por seus protestos contundentes, os fiéis da Igreja de Westboro disseram que o acidente no território ucraniano foi um gesto divino para expressar sua ira contra os pecados da humanidade, e basearam sua afirmação na passagem bíblica de Jeremias 06: 15.

“’Ficarão eles envergonhados da sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha alguma, nem mesmo sabem corar. Portanto, cairão entre os que caem; serão humilhados quando eu os castigar’, declara o Senhor”, diz o texto no Velho Testamento.

Em seu Twitter, a Igreja de Westboro afirmou que a “ira de Deus” recai sobre os pecadores que insistem em não mudar de postura. A publicação, limitada a 140 caracteres, é um resumo de um texto publicado no blog da denominação, onde eles afirmam que holandeses, malaios, australianos, indonésios e alemães mortos na queda do Boeing 777 pagaram o preço por “se recusar a se arrepender de vários pecados, como a prostituição”.
Causas do acidente

As autoridades internacionais ainda investigam os fatos sobre a queda do voo MH 17 na última semana. A 33 mil pés de altura e com 298 pessoas a bordo, o avião foi atingido por um míssil e caiu próximo à cidade de Torez, região de Donetsk, na Ucrânia.

Essa área tem sido palco de disputas entre rebeldes pró-Rússia, que desejam independência da Ucrânia. A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma moção de repúdio contra a iniciativa dos rebeldes em atacar e derrubar um avião de passageiros, e cobra da Rússia mais ação na busca por uma solução para as investigações sobre o acidente.

Dentre os mortos, 193 são holandeses, 43 malaios, 27 australianos, 12 indonésios, 10 britânicos, 4 alemães, 4 belgas, 3 filipinos, 1 canadense e 1 neozelandês.

Terroristas marcam casas de cristãos no Iraque

''As casas que estiverem marcadas com a letra "N" não receberão água, alimento ou gás''

Terroristas marcam casas de cristãos no Iraque


Os cristãos de Mossul, no Iraque, receberam em suas casas uma marca feita por extremistas do Estado Islâmico (ISIS) para impedir que as famílias recebessem alimentos, água e gás.

As casas dos cristãos foram marcadas com a letra “N” que significa “nazarat” marcando que eles são seguidores de Jesus. Sob ameaça, os cristãos de Mossul resolveram fugir da cidade no último final de semana tentando encontrar abrigo em Erbil ou Dohuk, cidades consideradas mais seguras.

A ISIS é formado por muçulmanos sunitas que estão dividindo o Iraque tentando criar um Estado ditado pelo islamismo, religião da maioria da população.

Por conta da guerra civil o abastecimento de água em Mossul foi cortado e o governo estava distribuindo porções de alimentos e água, um serviço social que todos os habitantes do Iraque têm direito quando estão em dificuldades. Mas o controle da EI estava impedindo que essa ajuda chegasse aos cristãos.

Além dessa marca e da ameaça, os cristãos fugiram por conta da intensificação dos bombardeios realizados pelas forças armadas do governo que tentam reprimir os extremistas. Os bombardeios atingiram diversos bairros de Mossul, apavorando os cidadãos. Com informações da Agência Fides

Sulanqueiros foram assaltados e ficaram reféns dos bandidos no município de Jataúba.


No início da noite de ontem, segunda feira dia 21, exatamente às 18:00, um Toyota bandeirante que conduzia mercadorias e além do motorista, outras quatro pessoas que haviam efetuado compras em Santa Cruz do Capibaribe e iriam para o Estado do Ceará, ao trafegarem na PE 160 a uma distância de 10 km da Cidade de Jataúba, receberam voz de comando para pararem o veículo que seria um assalto.
Manequins, cestas e uma caixa com cabides deixado pelos assaltantes

Um Celta prata com três elementos ao fazer a ultrapassagem pelo Toyota, anunciaram o assalto com dois dos elementos apontando as armas para o motorista. Inicialmente um dos ocupantes do Toyota disse ter pensado que seria uma brincadeira. Logo o motorista parou e os assaltantes se dividiram para funções diferentes.


Um deles logo assumiu a direção do Toyota e foi até um pouco mais na frente para fazer a volta e seguiu viagem com destino voltando à Jataúba. O que vinha dirigindo o Celta também fez a volta e acompanhou o Toyota.

Bagunça deixada dentro do Toyota

Nesta altura os ocupantes do Toyota já estavam como reféns do terceiro meliante às margens da PE em baixo de uma barreira. O elemento que ficou no cativeiro ao ar livre, dizia aos reféns que se eles não contrariassem o bando, não iria ser arranco nenhum fio de cabelo de ninguém, caso contrário morria todo mundo.
Estrada vicinal bem conservada e que nos levou ao esconderígio do Toyota bandeirante

O Toyota estava com um reboque de dois eixos e levava cerca de 60 volumes de várias mercadorias populares que estavam orçadas em R$ 80.000,00. O destino seria às cidades de Russas, Icó e Iguatu (CE). Outras vezes o mesmo motorista do Toyota já fez esta viagem com os mesmos clientes que compram sempre no Moda Center Santa Cruz.
Paisagem e dificuldades encontradas no longo caminho até chegar ao local onde estava o Toyota

Aproximadamente por volta de meia noite, o elemento que estava com guarda no cativeiro e que já havia mantido vários contatos telefônicos, possivelmente com a outra parte do bando, fez uma ligação e pediu para que alguém fosse pegar ele e levasse água para os quatro reféns. Em pouco mais de 10 minutos chegou uma moto e logo o guarda falou com os reféns dizendo que depois que ele saísse, 10 minutos depois eles poderiam sair e caminhar um pouco que iriam chegar na Cidade.
Parte asfaltada na chegada do Sítio Campo Alegre

O curioso é que nenhum dos elementos em nenhum momento revistou as vítimas que poderiam até estarem armadas e não levaram documento de ninguém nem tomaram o pouco dinheiro que estava no bolso.
Sítio Campo Alegre - Casas onde o Toyota foi estacionado por traz 

Chegando na Cidade de Jataúba, o motorista ligou para um amigo que veio ao encontro dos quatro sulanqueiros e os conduziu até Santa Cruz. Na manhã de hoje (22), quando prestava a queixa na DP de Santa Cruz, o motorista foi avisado por um companheiro nosso de imprensa que "EU" tinha ligado para Maurício Sobrinho para avisar que tinha o Toyota de cor bege com reboque, abandonado no sítio Campo Alegre no município de Pesqueira, e que estaria com características de ter sido produto de roubo.
Localidade de Mutuca onde passamos em busca de localizarmos o Toyota

Esta informação do paradeiro do Toyota foi repassada pra mim por uma senhora que reside no Sítio Mimoso e que um rapaz que faz transporte de passageiros de lá até Belo Jardim e passou no local foi parado na localidade por um cidadão que é dono da casa onde o carro foi estacionado na traseira. Segundo informações do Senhor, o Toyota foi deixado por traz da sua residência e por volta das 02:00 da madrugada, chegaram dois carros, sendo um branco e um vermelho e a carga foi colocada nestes veículos que seguiram voltando em direção ao povoado de Mutuca.
Pesqueira; A terra prometida

Ao saber da notícia que o veículo havia sido localizado, o proprietário logo chegou à Jataúba e seguiu para poder recuperar seu veículo de volta. A entrega foi feita na Delegacia de Pesqueira onde já estava após ter sido conduzido pela Polícia Militar que também foi comunicada do fato por moradores do Sítio Campo Alegre.
OBS: OS NOMES DAS VÍTIMAS FORAM PRESERVADOS POR QUESTÕES DE SEGURANÇA. O TOYOTA É DE UM CIDADÃO QUE RESIDE EM PÃO DE AÇÚCAR E TEM PLACAS DE CARUARU. O CARRO ESTAVA ALUGADO AO RAPAZ QUE ESTAVA DIRIGINDO.

Texto e fotos de Geraldo Silva cross