sábado, 11 de janeiro de 2014

TSE tira poder do Ministério Público de pedir

investigações de crimes eleitorais

Image


O Tribunal Superior Eleitoral tirou do Ministério Público o poder de pedir a instauração de inquéritos policiais para investigação crimes nas eleições deste ano. A partir de agora, promotores e procuradores terão de pedir autorização à Justiça Eleitoral para abrir uma apuração de suspeita de caixa dois, compra de votos, abuso de poder econômico, difamação e várias outras práticas.

Até a eleição de 2012, o TSE tinha entendimento diferente. As resoluções anteriores que regulavam as eleições diziam: "o inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante requisição do Ministério Público ou da Justiça Eleitoral".Para o pleito de 2014, os ministros mudaram o texto: "o inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante determinação da Justiça Eleitoral".Ou seja, o Ministério Público foi excluído.

O relator da nova norma, ministro José Antonio Dias Toffoli, que irá assumir o comando da corte em maio, afirma que o tribunal mudou o entendimento histórico por duas razões: processos que não tinham o aval inicial da Justiça estavam sendo anulados; outra razão, garantir maior transparência. "O Ministério Público terá que requerer à Justiça. O que não pode haver é uma investigação de gaveta, que ninguém sabe se existe ou não existe. Qualquer investigação, para se iniciar, tem que ter autorização da Justiça", diz. "A polícia e o Ministério Público não podem agir de ofício."

O atual presidente do tribunal, ministro Marco Aurélio Mello, foi o único contrário à restrição na corte ao considerar que "o sistema para instauração de inquéritos não provém do Código Eleitoral, mas sim do Código Penal, não cabendo afastar essa competência da Polícia Federal e do Ministério Público."

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Alexandre Camanho, afirmou que a medida é inconstitucional. "Se o MP pode investigar, então ele pode requisitar à polícia que o faça. Isso também é parte da investigação", afirmou. A associação não descarta ingressar com medida judicial para derrubar a norma.

A nova regra, válida apenas para as eleições de 2014, foi publicada no Diário de Justiça no dia 30 de dezembro e aprovada pelo plenário em sessão administrativa 13 dias antes. O site do TSE divulgou a aprovação da norma à meia noite e vinte do dia 18 de dezembro. Neste ano, serão eleitos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Para o ministro Dias Toffoli, a medida não irá atolar os juízes eleitorais de processos. "A Justiça nunca faltou." Às vésperas da eleição de 2012, contudo, o TSE ainda analisava cerca de 1.700 processos referentes a eleição de 2008, mais da metade de corrupção eleitoral. A Procuradoria Geral da República informou que não tem um levantamento de quantos desses processos foram instaurados por iniciativa do Ministério Público.

A Polícia Federal também protestou quanto a medida. Para a instituição, contudo, a regra já vale há mais tempo. Em audiência pública no TSE, realizada no ano passado, o delegado Célio Jacinto dos Santos sugeriu que fosse permitido ao órgão abrir inquérito sem a necessidade prévia de requisição ao Ministério Público ou à Justiça Eleitoral. No entanto, o ministro Dias Toffoli ponderou: "Qual a dificuldade da Polícia Federal em encaminhar um ofício ao Ministério Público ou à Justiça Eleitoral fazendo essa requisição?". Procurada, a PF disse que não iria se manifestar.

Para o juiz Marlon Reis, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), organização que propôs ao Congresso a Lei da Ficha-Limpa após ampla coleta de assinaturas, a decisão é equivocada e pode trazer prejuízo à apuração de irregularidades nas eleições deste ano.

"O Ministério Público precisa de liberdade para agir e deve ter poder de requisição de inquéritos. Assim é em todo o âmbito da Justiça criminal e da apuração de abusos. Não faz sentido que isso seja diminuído em matéria eleitoral. Pelo contrário, os poderes deveriam ser ampliados, porque o MP atua justamente como fiscal da aplicação da lei", critica.

Na visão do magistrado, a regra introduzida pelo TSE este ano é inconstitucional, pois "cria uma limitação ao MP que a Constituição não prevê". "O MP tem poderes para requisitar inquéritos, inclusive exerce a função de controle externo da atividade policial. Entendo que só com uma alteração constitucional se poderia suprimir esses poderes", explica.

Além da questão legal, Reis avalia que a resolução pode contribuir para abarrotar os escaninhos da Justiça Eleitoral. "Em lugar de diminuir, isso vai aumentar o número de demandas apresentadas diretamente ao Judiciário. Vai de encontro a alternativas de agilização e de diminuição das ações", afirma.

O MCCE monitora abusos cometidos na corrida pelo voto. Uma das principais preocupações em ano de eleições gerais, como 2014, é a compra do apoio de lideranças políticas que exercem influência sobre eleitores. "É a compra de votos no atacado", exemplifica Marlon Reis.



do: Cariri LIgado


Maracujá: os benefícios vão além da ação 

tranquilizante




Maracujá



Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. "O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio", enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. "Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel", acrescenta a nutricionista Vanderlí F. Marchiori, de São Paulo. 
 

100% aproveitável 

E não é só a polpa que merece atenção. Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca do maracujá evita os picos de insulina, muito perigosos para os diabéticos, combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer. Nas sementes, por sua vez, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha ou até em cosméticos, graças à sua ação emoliente e antioxidante. E as folhas do maracujazeiro oferecem igualmente benefícios. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da ação tranquilizante. 
 
Os cientistas já perceberam que essa planta guarda muitas outras surpresas. A aposta nela é tão grande que foi criada uma associação de pesquisadores para desvendar seus segredos. "Ela é composta de 27 instituições brasileiras de renome, como a Universidade de São Paulo e a Universidade de Brasília, além de duas internacionais", conta a pesquisadora Ana Maria Costa, da Embrapa Cerrados, que coordena a rede. "Uma das metas é estudar as variedades de espécies nativas, estimadas em cerca de 200", ela explica. Tanto empenho tem valido a pena. A equipe descobriu que algumas delas combatem o diabete, os problemas do coração, as enxaquecas, o estresse, a tensão pré-menstrual, os tremores e a obesidade, além de contribuírem para a regeneração celular. "Muitas não são conhecidas pelo público, por isso agora estamos trabalhando com o intuito de colocá-las no mercado, o que deve acontecer em breve", diz Ana Maria. 
 

Ele é mesmo calmante?

Sim. Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. "Por isso ajudam a combater a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono", esclarece Paula Fernandes Castilho, especialista também em fitoterapia. "Mas não é indicado usar as folhas diretamente para fazer chá em casa, já que elas têm compostos tóxicos", alerta Ana Maria Costa.
 

Como aproveitá-lo

Folhas: com elas são feitos medicamentos e chás. Mesmo quem não aprecia o gosto pode tirar proveito de sua ação calmante usando a infusão como base de sucos.
 
Fruto: é rico em nutrientes e seu suco é ingrediente precioso em receitas como mousses, bolos, molhos para salada, vinagretes e até farofas.
 
Casca: ela é rica em pectina, um tipo de fibra que arrasta gorduras para fora do organismo. É consumida na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes.
 
Sementes: trituradas, entram na fabricação de esfoliantes. Já o óleo extraído delas serve para temperar saladas.



  de :Saúde.com   Blog Pr. Joanes Silva

3 PESSOAS SÃO PRESAS ENVOLVIDAS COM TRÁFICO DE DROGAS EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE



O efetivo da ROCAM do 24º Batalhão prendeu três pessoas envolvidas com trafico de drogas na área de Santa Cruz do Capibaribe. Os envolvidos são; João Carlos, 31 anos morados de rua, Adilson Gonçalves, 18 anos reside no Arco Verde e Anderson Barros, 19 anos reside na Palestina, ele é conhecido por “7 demônios” , ambos têm passagens pela policia. Com os envolvidos foi apreendido 09 pedras de crack.

TCO Policial

Funcionários dos Correios anunciam greve no fim deste mês





Funcionários dos Correios de Pernambuco anunciaram nesta sexta-feira (10) que darão início a uma greve no dia 30 deste mês. A decisão foi tomada numa assembléia nessa quinta-feira (9) na sede do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Pernambuco (Sintect-PE).

Segundo o sindicato, o motivo da greve da categoria é o descumprimento do acorodo coletivo firmado no Tribunal Superior do Trabalho. Segundo , a Empresa Brasileira de Correios e Telégafos (ECT) estaria impondo o Postal Saúde, descumprindo a determinação do TST.


Diário de Pernambuco

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

MAIS UM CRIME DE MORTE EM SÃO DOMINGOS, DISTRITO JÁ SOMA DOIS HOMICÍDIOS EM 2014




Várias pessoas estiveram no local 
A Polícia ainda não sabe a motivação do crime
A vítima estava conduzindo uma motocicleta
O SAMU ainda fez o socorro do rapaz, porém ele (vítima) morreu antes mesmo de chegar no Hospital
 O segundo crime de morte do ano em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus aconteceu agora a pouco na Rua Equador no loteamento José Monteiro.
 A vítima Lenildo Alexandre de Andrade, de 21 anos de idade, estava conduzindo uma motocicleta Honda FAN-150 de cor vinho e placa PEN-0484 da cidade de Belo Jardim-PE, quando foi alcançado por dois elementos em outra moto que efetuaram cinco disparos contra a vítima que foi atingida na cabeça e nas costas, ficando por alguns minutos agonizando no local.
 A Polícia Militar foi acionada e ao chegar ao local solicitou a presença de uma equipe do SAMU que fez o socorro do rapaz que faleceu antes de chegar no Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.
 De acordo com informações repassadas ao Agreste Notícia, a vítima já cumpriu pena por porte ilegal de arma de fogo.
 Alexandre residia na Travessa São José no mesmo Distrito e a Polícia ainda não sabe o motivo do crime.


Do: Jornal Agreste Notícia 

 Novo bafômetro detecta presença de álcool a distância de motorista


Image 
O motorista nem precisa soprar. O novo aparelho identifica no ar a presença de álcool, a uma distância de 20 a 30 centímetros – o que agilizou o trabalho dos agentes do Detran de Brasília.

Pequeno, leve e eficiente. É o novo bafômetro que o Detran de Brasília tem usado nas operações de fiscalização.

Na blitz, o agente de trânsito se aproxima do carro e coloca o aparelho a uma distância de 20 a 30 centímetros do motorista, que não precisa soprar. O etilômetro passivo capta a presença de álcool no ar.

Se acender a luz verde é porque não há álcool no ambiente. A luz amarela indica que pode haver álcool. E a vermelha aponta que o motorista bebeu.

O Detran diz que o uso do aparelho deixa o trabalho de fiscalização mais rápido e também facilita a vida de quem não bebeu.

“Se ele não tiver ingerido bebida alcoólica ele vai ser liberado de uma forma muito mais rápida. O bafômetro foi até ele no próprio veículo dele. Então dá celeridade à abordagem”, avalia o agente de trânsito Lúcio Lahm.

O teste é rapidinho: dura no máximo 15 segundos. Com ele, o Detran faz uma triagem e concentra a fiscalização nos motoristas que muito provavelmente consumiram álcool. Mas ele não serve como prova nos processos porque não calcula exatamente quanto o motorista bebeu. Por isso, quando uma das luzes aponta presença de álcool, o motorista é convidado a sair do carro e fazer o teste tradicional.

Se ele se negar, como fez um motorista flagrado pela reportagem vai ficar temporariamente sem a carteira de habilitação, pagar multa de mais de R$ 1,9 mil e ainda responder a um processo administrativo.  Se outros sinais de embriaguez, como dificuldade para falar ou andar, forem verificados aí sim o motorista é preso e responde a uma ação penal.

Desde que o Detran de Brasília começou a usar o bafômetro passivo, em julho, o número de multas por embriaguez quase dobrou: passou de 709 no segundo semestre de 2012 para 1.352 no mesmo período do ano passado. 

“É mais um instrumento que a gente coloca aí na fiscalização para tentar convencer essas pessoas do risco que é dirigir apás fazer ingestão de bebida alcoólica”, afirma o diretor de Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Luiz Carlos Souto.

Outras cidades como São Paulo e Salvador também estão usando o bafômetro passivo para identificar motoristas suspeitos de beber antes de dirigir.

Vereadora Vanessa de Maviael... Mostra seus Trabalhos, Conquistas e Preocupação com a População Jataubense!

''A vereadora Vanessa de Maviael, Teve um Requerimento Aprovado pela Câmara de Vereadores de Jataúba no último dia 08/01/2014 ''





Confira o Requerimento:



Do: Blog Pr. Joanes Silva



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Ontem dia 08/01/14,Ocorreu o tão esperado Culto de Libertação da Igreja Pentecostal Assembléia de Deus em Jataúba-PE

''Deus se fez presente naquele lugar, Com a abertura da GRANDE CAMPANHA ''2014 O ANO DO JUBILEU... e também com a Inauguração do novo Templo...''

Confira algumas Imagens:

Direção Local: Pr. Joanes Silva















Suspeito de estupro é preso após perseguição com 4 mil policiais


''Homem é acusado de participar de estupro coletivo perto de Tóquio.

Ele havia fugido e foi capturado após dois dias de perseguição.''


Yuta Sugimoto é levado por policiais após ser detido nesta quinta-feira (8). Perseguição de dois dias envolveu 4 mil policiais e 900 carros. Ele é acusado de ter participado de estupro coletivo (Foto: Kyodo News/AP)


Um jovem acusado de estupro foi detido ao vivo diante das câmeras de televisão nesta quinta-feira (9) perto de Tóquio, no Japão, após uma caça de dois dias que mobilizou 4 mil policiais, 900 veículos, helicópteros, barcos e cães. Yuta Sugimoto, de 20 anos, suspeito de ter participado do estupro coletivo de uma mulher em Kawasaki, cidade limítrofe de Tóquio, no dia 2 de janeiro, havia fugido há dois dias dos agentes que o conduziam ao gabinete do procurador.
A polícia colocou em andamento imediatamente uma caça em massa ao homem e o foragido foi detido nesta quinta em um jardim público da cidade de Yokohama, vizinha de Kawasaki.
A magnitude da operação deve-se ao fato de crimes violentos serem muito raros no Japão, onde o índice de criminalidade é um dos menores do mundo.

Brasil é o 75º país com mais refugiados do mundo, aponta ONU


''Estimativa mais recente do Acnur aponta 4.296 exilados no país em 2013.
Oriente Médio concentrava 31,8% dos refugiados do planeta.''

Em 2013, o Brasil foi o 75º país com o maior número de refugiados do mundo, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), órgão da ONU. No ano passado, o país tinha 4.296 refugiados, além de 3.075 pedidos de asilo pendentes. De acordo com o Ministério da Justiça, 649 novas concessões de refúgio foram aprovadas em 2013, o que representa o triplo das registradas em 2012 (199).
As informações do Acnur são mantidas em um banco de dados online que o comissariado atualiza à medida que são feitos novos levantamentos e estimativas. Como os dados ainda não foram consolidados para 2013, os números são considerados provisórios e podem sofrer alterações.
De acordo com as informações mais recentes do comissariado, havia 10,5 milhões de pessoas vivendo como refugiados no mundo em 2013. O país com a maior quantidade de pessoas nestas condições era o Paquistão, com 1,6 milhão. Ele era seguido por Irã (862,8 mil), Jordânia (613,1 mil), Líbano (577,2 mil), Quênia (550,5 mil), Turquia (511,9 mil), Chade (418,4 mil), Etiópia (407,6 mil), China (301 mil) e Estados Unidos (262 mil).
No ranking, o Brasil figurava entre países como Espanha (4.510 refugiados), Moçambique (4.413), Serra Leoa (4.154) e Hungria (4.054). As vizinhas Argentina e Venezuela também apresentavam números próximos aos brasileiros, com 3.604 e 3.974 refugiados, respectivamente.
Concentração asiática
Considerando regiões mais amplas, a Ásia concentrava o maior número de refugiados, com 5,5 milhões (52,7% do total). A África figurava em segundo lugar, com 3,3 milhões (31,5%), e a Europa, em terceiro, com 1 milhão (10,4%).
Apenas o Oriente Médio, cujos países ficam entre os três continentes, hospedava 31,8% dos refugiados do mundo - ou 3,3 milhões. Além dos países já citados, que figuram entre os dez com mais refugiados do mundo (Irã, Jordânia, Líbano e Turquia), o Iêmen também se destacava na região, com 240,4 mil pessoas que receberam asilo, bem como o Iraque (188,5 mil) e o Egito (183,4 mil).
A Síria, país que vive há quase três anos uma guerra civil que já provocou mais de 130 mil mortes, tinha 149,7 mil refugiados no ano. Mais de 2 milhões de pessoas deixaram o país em busca de refúgio em nações vizinhas, o que pode ter colaborado para os altos números do Oriente Médio - bem como os outros conflitos no local.
Segundo a Acnur, as Américas figuravam entre as regiões com menos refugiados do mundo. A América do Norte tinha 425,8 mil pessoas exiladas, o que representava apenas 4% do total global. Já a América Latina e o Caribe tinham 89,6 mil - ou 0,85%.
O que é o refúgio
O refúgio é um direito de estrangeiros garantido por uma convenção da ONU de 1951 e ratificada por lei no Brasil em 1997. Segundo o Ministério da Justiça, o refúgio pode ser solicitado por "qualquer estrangeiro que possua fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, opinião pública, nacionalidade ou por pertencer a grupo social específico e também por aqueles que tenham sido obrigados a deixar seu país de origem devido a uma grave e generalizada violação de direitos humanos”.
Ranking dos dez países com mais refugiados do mundo
País
Refugiados
Paquistão
1.621.525
862.790
613.104
577.212
550.506
511.936
418.451
407.646
301.068
262.023




Confira 8 benefícios da maçã para sua saúde

Além de saborosa, a maça ajuda a previnir e combater doenças Foto: Getty Images
Além de saborosa, a maça ajuda a previnir e combater doenças
Foto: Getty Images
A maçã é uma das principais frutas que integram o grupo de superalimentos. Que ela faz bem para a saúde e para o corpo não é nenhum segredo, mas alguns benefícios dela ainda são menos conhecidos. Conheça 8 boas razões para consumir maçã de acordo com o jornalHuffiton Post:
Diminui o colesterol
Uma maçã média possui aproximadamente quatro gramas de fibra. Uma parte disso está na forma de pectina, um tipo de fibra solúvel que tem sido associada a redução dos níveis do colesterol ruim. Isso acontece, pois, de acordo com a WebMD, ela bloqueia a absorção de colesterol, ajudando o corpo a usá-lo em vez de armazená-lo.
Mantém você saciado
A presença de fibras na maçã também faz com que ela deixe você saciado por mais tempo sem que precise consumir muitas calorias (95 em uma fruta média). O nosso corpo demora mais para digerir fibras complexas do que matérias simples como açúcar ou cereais refinados. Qualquer alimento com pelo menos três gramas de fibras é uma boa fonte de nutrientes, já que a maioria das pessoas deve consumir de 25 a 40 gramas por dia.
Ajuda a manter você magro
Um componente da casca de uma maçã, onde também se concentra a maior parta das fibras, é algo chamado ácido ursólico, que está relacionado a um risco menor de obesidade, segundo um recente estudo feito com ratos. Isso porque ele aumenta a queima de calorias e o desenvolvimento de músculos e massa magra.
Previne problemas respiratórios
Segundo a revista Heath, comer pelo menos cinco maçãs por dia pode melhorar a função pulmonar. Provavelmente graças a um antioxidante chamado quercetina encontrada na pele de maçãs, cebolas e tomates, informou a BBC. E os benefícios para respiração não param por aí: um estudo de 2007 descobriu que as mulheres que comem muito dessa fruta são menos propensas a ter filhos com asma.
Combate resfriados
Embora não chegue a ser tão eficiente quanto a laranja, a maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Uma fruta média possui cerca de oito miligramas dessa substância, o que equivale a cerca de 14 % da ingestão diária recomendada.
Pode combater câncer
Em 2004, uma pesquisa francesa, divulgada no WebMD, descobriu que uma substância da maçã é capaz de ajudar na prevenção ao câncer de cólon. Um novo estudo, realizado em Cornell, EUA, em 2007, encontrou compostos adicionais, chamados triterpenóides, que parecem lutar contra o câncer de cólon, fígado e mama.
Diminui o risco de diabetes
Um estudo publicado em 2012 no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que as maçãs, bem como pêras e amoras, estavam ligados a um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2 por causa de uma classe de antioxidantes, antocianinas, que são também responsáveis ​​para pela coloração frutas e vegetais.
Melhora as funções cerebrais
Segundo o Good Housekeeping, a fruta tem sido associada a um aumento na produção de acetilcolina, que se comunica entre as células nervosas. Isso faz com que a maçã possa ajudar a memória e diminuir as chances de desenvolver Alzheimer. Uma dieta rica em antioxidantes pode ter efeitos semelhantes, por isso a maçã, que é particularmente rica em quercetina, é uma boa aposta, de acordo com pesquisa de 2004

Em Jataúba as constantes quedas de energia causam sérios prejuízos à população



Há vários anos Furibinha luta pela conquista de uma subestação para Jataúba.

As constantes quedas de energia elétrica na cidade vizinha Jataúba vêm deixando moradores e comerciantes revoltados. Os blecautes acontecem constantemente desde o início de dezembro do ano passado, causando prejuízos incalculáveis, já que funcionários são liberados mais cedo em fabricos e comerciantes fecham antes do anoitecer com medo de assaltos.

Até a tradicional vaquejada da cidade foi prejudicada.

“Na semana passada antes da apresentação de uma das atrações faltou energia, e a eletricidade só voltou por volta das 21h, mas o publico não compareceu” contou Odibel de Araújo, um dos organizadores do evento.
Odibel lamenta a falta de energia ter prejudicado a grande vaquejada da cidade.

“Em vários dias houve interrupção no fornecimento de energia, teve semana de faltar energia três vezes”, contou um comerciante.

O assessor parlamentar Furibinha contou que vários ofícios foram protocolados solicitando uma subestação para o município, mas até agora não foram atendidos.
Solução

Em nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que registrou ocorrências na área do município, e que as quedas de energia são causadas pela interferência de animais na rede elétrica e a influência de fenômenos naturais como chuvas e ventos.

A Celpe também esclareceu que em todas as ocasiões equipes foram enviadas e o fornecimento de energia foi restabelecido. A Companhia informou ainda que realizou manutenções na rede de distribuição que abastece a região, e que está monitorando o fornecimento para atuar caso necessário.

Do Estação Notícias com informações do NE10 e Fotos: Blog Jataúba News

Apreensão - CIOSAC
Na data de ontem (08), após levantamentos realizados pela subseção de informações da CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga), acerca de denúncias de que Ednildo, vulgo “Trancinha”, teria posse de um revólver e estaria praticando assaltos na zona rural da cidade de Cachoeirinha, uma equipe se deslocou até a residência do imputado para averiguar as denúncias. Ao ser indagado sobre a posse da arma, “Trancinha negou a existência do revólver, apresentando à equipe uma espingarda de antecarga que estava sem o feixo (parte que efetua o disparo), alegando que a peça estava com o Manoel de Oliveira Melo, conhecido como “Manoel do Isqueiro”, que, segundo informes, seria armeiro na região. A equipe deslocou-se até a residência do mesmo, situada no Distrito de Espírito Santo, zona rural do município de São Bento do Una, onde foram encontradas, em uma oficina nos fundos de sua casa, 22 espingardas de antecarga; 19 canos de espingardas; 12 bananas contendo pólvora e uma pequena quantidade de chumbo e espoleta.
A equipe também recebeu a informação que no mesmo Distrito havia outro armeiro que possuía uma oficina para reparos de armas de fogo. Após realizar deslocamento até a oficina do José Gouveia dos Santos, o mesmo negou a informação de que era armeiro e de que possuía armas de fogo, no entanto, após a equipe da CIOSAC realizar buscas em sua oficina, localizou, enroladas em tecido, 12 espingardas de antecarga e 24 canos de espingardas.
Após encontrar o material acima citado, o imputado levou a equipe até sua residência, onde foram encontradas mais 09 espingardas de antecarga; 01 espingarda cal. 36; 01 espingarda cal. 32; 01 pistola tipo garrucha cal. 38; 01 espingarda de ar comprimido; 09 cartuchos cal. 32; 03 cartuchos cal. 28; 04 cartuchos cal. 38;  05 papelotes contendo pólvora; uma pequena quantidade de espoleta e chumbo e algumas peças de espingardas.
Todos os imputados, juntamente com o material apreendido, foram conduzidos à Delegacia de Polícia da cidade de São Bento do Una, para as providências legais cabíveis.