quarta-feira, 12 de novembro de 2014

EM PE, APENAS 38,8% DAS ADOLESCENTES TOMARAM 2ª DOSE DA VACINA CONTRA HPV


Em todo o País, apenas 45% das adolescentes que deveriam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) procuraram os postos de saúde desde o dia 1º de setembro, quando teve início essa fase da campanha. O número corresponde a 2,2 milhões do total de 4,9 milhões das meninas entre 11 e 13 anos de idade que fazem parte do público-alvo. Em Pernambuco, o percentual ainda é menor: 38,8%, o que corresponde a 93,1 mil meninas entre 11 e 13 anos de idade. 



O Ministério da Saúde reforça que a campanha continua nos postos do saúde e que a primeira dose sozinha não protege contra o vírus. Para garantir 100% de proteção contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que provoca o câncer do colo do útero, é preciso tomar todas as doses previstas na vacinação: a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos depois. 

Embora a vacina faça parte do Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) e esteja disponível durante todo o ano nos postos de vacinação, as adolescentes devem seguir o cronograma de intervalo entre uma dose e outra. 

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente entre a população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A doença mata 14 brasileiras por dia. 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina atualmente é utilizada em mais de cinquenta países, com cerca de 175 milhões de doses aplicadas. A segurança da vacina é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Neste ano, são vacinadas as adolescentes do primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de nove a 11 anos e, em 2016, as meninas de nove anos. 

HPV - O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.



Com informações do NE10 -

Postado por Jataúba em Foco

Polícia realiza uma das maiores apreensões de drogas no semestre em Santa Cruz do Capibaribe



 Fotos: Fernando Lagosta.

Há poucos instantes, uma mulher acabou de ser presa e apresentada na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe com uma grande quantidade de drogas.

De acordo com as novas informações coletadas por nossa equipe, Letícia Batista de Arruda (24 anos) foi presa dentro de um veículo de propriedade de José Tenório Filho (conhecido como “Rodrigo”, de 35 anos) que reside ora em Santa Cruz do Capibaribe, ora no distrito de São Domingos, de Brejo da Madre de Deus. 

A dupla teria ido para o distrito de Pão de Açúcar para comprar a droga e, ao retornar, passou pelo posto policial que fica na PE-160, próximo a aquele distrito. 

Ao ter indicado que José Tenório deveria parar, ele (que conduzia um veículo Celta, de cor branca e placa não informada) reduziu a velocidade e depois arrancou, na tentativa de fugir. Foi então iniciada uma perseguição e, após a chácara paraíso, ele colidiu em outro carro, parou fora da pista e fugiu por um matagal. 

O motorista do outro veículo, que chegou a bater em uma pedra fora da pista, não se feriu. A polícia ainda tentou sair a busca de José Tenório, mas sem sucesso. Até o momento, foi contabilizada uma quantia superior a 16 quilos de maconha e quase 120 gramas de crack.

Na delegacia, Letícia negou que sabia da droga, mas ao ser interrogada, confessou quem era o dono de todo o material apreendido. A pedra de crack, fracionada, renderia quase 500 pedras menores para consumo, sendo cada uma vendida a R$ 10,00. 



.A droga seria distribuída no decorrer da semana, em Santa Cruz do Capibaribe. Em breve, maiores informações. 


Fonte Blog Ney Lima

Postado por Jataúba em Foco

Qual e como será o capitulo final desta novela?





Jataúba a cada dia vive um capitulo diferente na política, a novela “Boca-de-Porco” sempre se encontra com novos postulantes ao senário de ator principal deste roteiro. Logo após o segundo turno das eleições para presidente Maviael já lançou sua pré-candidatura a disputa na chapa majoritária, dando a entender que a uma disputa interna no grupo. Eis que surge mais um nome o do vereador Chico de Irineu, segundo boca do povo ventila-se nos bastidores que o vereador Chico também será um dos pré-candidatos a prefeito. 


Onde está o X da questão? Será que é o fim da liderança de Mamão? Será que neste beco estreito sairá três candidatos para enfrentar o prefeito Antônio de Roque? Bom como ainda tem muito tempo para que isso seja resolvido vamos aguardar estes próximos capítulos e ver para quem vai ser este final feliz. 


Maviael antes falava que não seria mais candidato, talvez até abandonasse a carreira na política, mais que as urnas de 2014 mais uma vez foram a seu favor, obtendo o impossível para muito neste ultimo pleito, foi onde ganhou folego e pulso mostrando que para caminhar na política não se precisa muito de escoras, ou seja ficar atrelado a outros nomes. 


E Mamão que a três disputas vem colocando seu nome a disposição, onde quase ganha e nunca chega, o que será que está faltando para que ele se consagre em suas disputas. E publico e notório a força de vontade do Líder politico, além de ser uma pessoa simples tem um temperamento forte explosivo, mais isto tudo é tolerável faz parte do contesto de sempre lutar sem um respaldo desejado. 


Chico de Irineu este é o principal articulador no grupo Boca de Porco, vereador do pulso firme na tribuna, despontou do dia para noite como mais um a disputar a vaga de prefeito da cidade. Este assunto já está na boca do povo, a os que não gostam desta ideia e a os que o apoia, Chico tem a seu lado quase todo o grupo da oposição. Será que isso foi o carro chefe dessa decisão? Só sei que até o mento os bastidores esquentam a cada dia. 

Collar Blog Jataúba News. 


Postado por Luiz Carlos

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O clamor dos perdidos


Por Rosivaldo Silva Santos

Há um clamor no coração de todos os povos ainda não alcançados pela salvação de Deus. Esse clamor nem sempre é uma oração, na maioria das vezes é um grito por socorro. É um clamor dos famintos, dos drogados, dos viciados, dos desesperados, dos injustiçados, dos doentes, dos depressivos, dos endemoniados, dos vazios de Deus. O profeta Isaías apresentou o sentimento de Deus com relação a esses que chamamos de perdidos, ele disse: “Os pobres e necessitados buscam água, e não há, e a sua língua se seca de sede; mas eu o Senhor os ouvirei, eu o Deus de Israel não os desampararei. Abrirei rios nos altos desnudados, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto num lago de água, e a terra seca em mananciais”. (Isaías 41.17,18).

Quando o povo hebreu teve o seu clamor ouvido por Deus, não foi a sua oração que subiu ao céu, mas seus gritos de dor, de sofrimento e de desesperança. Todos os dias sobem aos ouvidos de Deus gritos de desespero, de agonia e incerteza, é o clamor dos perdidos. Estão aflitos e não há quem os alivie, estão cansados e não há quem lhes dê descanso, estão perdidos e não há quem lhes aponte a direção, o caminho, estão em trevas e não há quem lhes dê a luz.

Os cristãos da atualidade estão demasiadamente ocupados com seu lazer e com suas vidas fúteis para se lembrarem dos perdidos. Muitos deles acham que fazer missões é apenas para aqueles pobres missionários que de vez em quando eles ouvem falar que estão embrenhados em alguma comunidade pobre da África. Mas a verdade é que cabe a cada cristão promover missões.

Já foi dito inúmeras vezes que missões se fazem com os pés dos que vão, os joelhos dos que ficam e as mãos dos que contribuem para o sustento dos enviados. Infelizmente a negligência é total nos ciclos evangélicos. Os recursos financeiros do Reino estão sendo usados para promover os homens e seus próprios interesses e não os interesses genuínos de Deus. O mundo clama e o único povo que possui o conhecimento da glória de Deus o que tem feito?

Quem irá aos povos ainda não alcançados? Quem irá alimentar os famintos de pão e de Deus? Quem irá cuidar das feridas do corpo e da alma? Quem será a voz que prepara o caminho para o Senhor até que Ele venha? Deus ainda pergunta o que perguntou em Isaías 6.8: “a quem enviarei e quem há de ir por nós?” que resposta Ele terá?

Costa Rica, MS
Setembro de 2014