sexta-feira, 27 de junho de 2014

TSE DECIDE QUE MINIRREFORMA ELEITORAL SÓ VALERÁ EM 2016

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (24), por maioria (quatro votos a três), que a minirreforma eleitoral aprovada no fim do ano passado pelo Congresso só valerá nas eleições de 2016.


De acordo com o entedimento da maioria dos ministros, a Constituição estabelece que alterações no processo eleitoral devem ser feitas até um ano antes da eleição e, por isso, as mudanças não poderão ser aplicadas no pleito deste ano.

A decisão foi tomada após consulta formulada pelo ex-senador Sérgio Souza (PMDB-PR) sobre a validade ou não da minirreforma neste ano. A resposta dada pelo TSE tem força de resolução e deve ser seguida.

A lei traz medidas que, em tese, reduzem o custo das campanhas eleitorais, como a limitação de cabos eleitorais e de despesas com alimentação e combustível nas campanhas.

Alguns parlamentares argumentavam que as mudanças eram administrativas e já poderiam ser implementadas. Outros defendiam que só valeriam para as eleições de 2016 porque, na interpretação deles, alteram o processo eleitoral. Ainda cabe recurso da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A discussão sobre o tema começou há um mês, quando o relator da consulta, ministro João Otávio Noronha, entendeu que a minirreforma poderia ser aplicada. O ministro Gilmar Mendes pediu mais tempo para avaliar se deveria ser aplicado o artigo 16 da Constituição, que estabelece que alterações no processo eleitoral só podem ser feitas um ano antes.

Nesta terça, Mendes entendeu que as regras não podem ser aplicadas e foi acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, Luciana Lóssio e Luiz Fux. "Em razão do momento em que nos encontramos, com convenções realizadas, eu realmente não posso acompanhar [o entendimento do relator]", disse a ministra Luciana Lóssio.

"O processo eleitoral propriamente dito já se iniciou com as convenções", destacou o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli.

Noronha manteve a posição anterior e foi acompanhado por Laurita Vaz e Henrique Neves. "Não afeta a normalidade das eleições e nem a perturbação do pleito. É muito claro que não há nesse caso alteração com propósito casuístico", frisou Noronha.

O que dizia a minirreforma eleitoral
A lei prevê limitação de cabos eleitorais e de despesas com alimentação (10% dos gastos) e aluguel de veículos (20% dos gastos) nas campanhas, além de proibir o "envelopamento de carros" com adesivos.

A nova lei também autoriza que políticos que receberam punição da Justiça Eleitoral parcelem a multa em até 60 vezes, desde que cada parcela não ultrapasse o limite de 10% de seus rendimentos.

Apesar de a minirreforma não ser aplicada, algumas inovações da lei estarão em vigor neste ano porque estão previstas em resoluções do TSE que foram aprovadas pelo plenário. Entre elas estão o prazo para troca de candidatos, até 20 dias antes do pleito (15 de setembro), e punições a ofensas a candidatos na internet.
Em virtude do jogo da Seleção, Parque das Feiras de Toritama fechará mais cedo neste sábado.


Foi informado pela Associação dos Lojistas do Parque das Feiras de Toritama, no Agreste de Pernambuco, que neste sábado (28) o centro de compras fechará suas portas às 12h, conforme acordado com os lojistas devido o jogo da Seleção Brasileira contra o Chile, pelas as oitavas de final da Copa do Mundo Fifa.

A entidade informou também que o Parque das Feiras voltará a funcionar na próxima segunda-feira (30), a partir das 4h.
Cristãos do Iraque temem ataques de jihadistas e protegem igrejas

''Os insurgentes estão tomando todo o Oeste do país para criar o Estado Islâmico do Iraque e do Levante''

Cristãos temem ataques de jihadistas e protegem igrejas


Moradores da cidade de Bartala estão vivendo dias de terror. O Exército iraqueano abandonou a cidade com medo dos jihadistas sunitas que tomaram o controle da cidade Mossul, a 20km de Bartala.

Os 30.000 habitantes estão sendo protegidos por barricadas e por 600 cristãos que estão sendo apoiados pelos peshmergas, integrantes das forças curdas.

O jihadistas sunitas lançaram uma grande ofensiva no Iraque na semana passada e já tomaram todo o Oeste do país. Centenas de soldados foram decapitados e o Estado achou por bem recuar como estratégia.

Mas os cristãos de Bartala se sentem esquecidos pelo Estado. “O governo não se importa com a gente. Vimos como o Exército fugiu nos deixando condenados à morte certa”, disse Saba Yousef, que abriga em sua casa familiares que fugiram de Mossul.

Os jihadistas sunistas querem implantar o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), para isso lançaram ofensivas simultâneas nos dois países, mas o maior temor é que o grupo consiga chegar a Bagda, capital do Iraque.

Saba Yosef afirmou que ficaria protegendo Bartala e a igreja Maruam al-Adra com a própria vida. “Ficarei aqui, independentemente do que acontecer. Se devo morrer protegendo esta igreja, farei isso”, afirmou o homem que contava com outros homens para proteger as quatro igrejas da cidade.

Em todas elas eles criaram barricadas e estavam prontos para repelir qualquer ataque dos insurgentes, mesmo tempo poucas armas. “Não vamos entrar em Mossul, mas temos ordem de proteger esta zona e combater os insurgentes que possam chegar”, afirmou Idris Sorchi, líder curdo local.

A luz e água de Bartala foram cortadas e cerca de 20 famílias fugiram com medo dos ataques. Apesar da crise e do medo, a maioria da população ficou e estavam dispostos a lutar contra os jihadistas sunitas. 


Com informações R7

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Que fase! após eliminação precoce, avião da Espanha é atingido por raio



Embarque da Espanha

O retorno precoce da seleção espanhola após a eliminação na Copa do Brasil teve um susto incluído na bagagem. Segundo o periódico espanhol AS, pouco antes de aterrissar no aeroporto Adolfo Suárez, em Madrid, próximo às 12h (7h no horário de Brasília, o voo que levava a Roja de volta a solo espanhol foi atingido por um raio. De acordo com o jornal, o impacto foi do lado direito da aeronave e o ruído, parecido com o de uma explosão.

O piloto rapidamente avisou que havia sido um raio e tranquilizou a tripulação e passageiros. O voo, além da comissão técnica, transportou 20 dos 23 jogadores que disputaram o Mundial no Brasil, já que Fàbregas, Diego Costa e Piqué permaneceram no país para aproveitar as férias. No momento da aterrissagem, cerca de 250 fãs esperavam a seleção.

A Roja venceu sua última partida no Brasil, nesta segunda-feira, contra a Austrália, mas já estava precocemente eliminada do Mundial após ser derrotada por Chile e Holanda nas duas primeiras partidas.
Cristã sudanesa que escapou de pena de morte é presa novamente ao tentar sair do país com o marido


A cristã Meriam Ibrahim vem protagonizando uma história complexa e surpreendente, com sequentes prisões indevidas. A sudanesa foi presa novamente na última terça-feira, 24 de junho, junto com seu marido, Daniel Wani, no aeroporto internacional da capital do Sudão, Cartum, quando tentava sair do país.

De acordo com informações da Missão Portas Abertas, Meriam e Daniel foram detidos sem maiores explicações pelas autoridades do país. Um dia antes, ela havia sido solta pelo governo após a Corte de Apelações do Sudão anular a sentença de morte por enforcamento.

Meriam havia sido condenada à morte por apostasia ao islamismo depois que se casou com Daniel Wani, que é cristão. Em sua defesa, Meriam disse que apenas seu pai era muçulmano, mas ela havia sido criada com princípios cristãos, portanto, não poderia ser condenada por abandonar o islamismo já que nunca o havia praticado.

Os argumentos de Meriam e seus advogados não foram aceitos pelo poder judiciário do Sudão, que é regido pela lei islâmica sharia, e além da condenação à morte por ter “abandonado” a fé muçulmana, a cristã – que estava grávida à época da sentença – também foi condenada a 100 chibatadas por adultério, já que seu casamento com um cristão não era reconhecido pela lei.

A repercussão internacional do caso fez com que diversos países pressionassem o governo sudanês por respeito à liberdade religiosa. O resultado da pressão internacional foi a anulação da sentença de morte e sua libertação na última segunda-feira, 23 de junho.

Meriam e seu marido, Daniel, foram detidos no aeroporto por aproximadamente 40 agentes, porém, o governo decidiu liberá-los na sequência, após a notícia da prisão se espalhar rapidamente.

A porta-voz do Departamento de Estado do governo dos Estados Unidos se pronunciou sobre o caso e disse que o governo sudanês alegou que a detenção do casal foi apenas por questões burocráticas: “Eles ficaram presos temporariamente por algumas horas por causa de questionamentos acerca de sua documentação. O governo do Sudão afirmou aos Estados Unidos que Meriam e seu marido estavam a salvo”, disse Marie Harf.

No entanto, um membro da International Christian Concern (ICC) entrou em contato com um advogado de defesa do casal e obteve a informação de que, no momento da prisão, Meriam e Daniel haviam sido informados que estavam sendo detidos por uma questão de segurança nacional. O fato de o casal ter um visto para os Estados Unidos poderia ter atraído a atenção das autoridades, de acordo com informações do Charisma News.

Oficialmente, Abdullahi Alzareg, funcionário do Ministério de Relações Exteriores, informou à BBC que o casal foi detido porque Meriam portava documentos de emergência do Sudão do Sul com um visto americano. Já pessoas próximas afirmam que o casal foi acusado de fraude e só foi libertado após um amigo pagar a fiança, porém estariam agora proibidos de deixar o país.
Clint Dempsey, jogador da seleção dos Estados Unidos, agradece a Deus pelo sucesso na carreira: “Sou grato a Ele


O jogador norte-americano Clint Dempsey disputa sua terceira Copa do Mundo aos 31 anos e diz que seu sucesso profissional se deve à sua relação estreita com Deus.

Dempsey foi enviado pelos pais a uma escolinha de futebol quando criança para “aprender boas maneiras”, porém logo a relação com o esporte foi interrompida, quando ele precisou parar de treinar para que seus pais pudessem custear os jogos de sua irmã, Jennifer, no tênis profissional.

Algum tempo depois, a perda da irmã o colocou em rota de colisão com as crenças que ele cultivava, e isso o fechou para a fé: “Quando eu tinha 12 anos, minha vida tomou um rumo que me mudar para sempre. Minha irmã [Jennifer] morreu [de um aneurisma cerebral] e fui confrontado com perguntas sobre por que as coisas acontecem e qual o papel de Deus em tocar em tudo. Por um longo período, lutei e coloquei distância entre Deus e eu. Mas Ele foi fiel e paciente, provendo a cura gradual e força”, afirmou o meia-atacante à revista Sports Spectrum.

A reaproximação com Deus aconteceu na faculdade, quando voltou a ler a Bíblia em um grupo de estudos bíblicos: “A Palavra de Deus me trouxe paz e o desejo de me relacionar com Ele. Descobri que interrogá-lo e procurar respostas através das Escrituras me ajudaram a crescer e deram direcionamento”, comentou. “Agora a minha fé em Cristo é o que me dá confiança para o futuro. Sei que através de ambos, os bons e maus momentos, Ele é fiel e vai interceder por mim”, acrescentou.

Dempsey não foge à objetividade e também não economiza palavras para glorificar a Deus por sua carreira: “Eu jogo com o melhor de minhas habilidades e sou grato pelas muitas oportunidades e o sucesso surpreendente que Ele me deu. Através disso, eu quero fazer direito, não quero cometer erros, e viver uma vida que agrada a Ele”, declarou.
Lula: PT não pode ir à campanha sem discutir corrupção

O ex-presidente Lula em entrevista ao Jornal do SBT - Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista ao Jornal do SBT que o PT não pode fazer campanha sem discutir o tema corrupção. Lula fez a afirmação quando comentou as vaias e os palavrões que a presidente Dilma Rousseff recebeu na abertura da Copa do Mundo.

— As pessoas mais humildes, as pessoas que trabalham neste país, não têm a cultura de ofender as autoridades. Aqueles palavrões me cheirou a coisa organizada, o preconceito, a raiva demonstrada, possivelmente a gente tenha culpa de não ter cuidado disso com carinho. O PT não pode fazer uma campanha sem discutir o tema da corrupção, não podemos fazer como avestruz e enfiar a cabeça na areia e falar que este tema não podemos debater — disse Lula.

O ex-presidente comentou o julgamento do mensalão, dizendo que o processo sofreu com a pressão da imprensa.

— A minha tese é de que, possivelmente, esse tenha sido o processo que tenha sido julgado com a maior pressão de determinados setores dos meios de comunicação da história da humanidade. Nunca as pessoas envolvidas num processo foram condenadas com tanta antecedência. Não estou julgando os ministros e não vou julgá-los, mesmo que uma decisão ou outra não me agrade. Não é meu papel julgar a Suprema Corte. Agora, o que temos que fazer é recontar essa história. As penas desses companheiros já foram dadas. O que esses companheiros agora precisam conquistar é o direito de andar de cabeça erguida nas ruas desse país. (De O Globo)
Chinês sai para fazer xixi e se depara com o "Gollum"
Chinês sai para fazer xixi e se depara com o "Gollum" 
Quando bate aquela vontade irresistível de se aliviar, você é do tipo que não se sente intimidado em procurar uma moitinha qualquer? Então, fique esperto, pois você nunca sabe com o que você pode se deparar nesses momentos. Veja o caso deste chinês, por exemplo, que foi fazer xixi sossegado e deu de cara com o Gollum, personagem de “O Senhor dos Anéis”! 

 De acordo com o Daily Mail, o turista — que não quis se identificar — estava acampando nos vales de Huairou, na região norte de Pequim, quando resolveu se afastar um pouco para “regar” um arbusto. E enquanto estava lá,regando, avistou o que ele chamou de monstro, agachado próximo a uma poça de água.

 

O tal chinês ainda teve tempo de bater algumas fotos do suposto Gollum antes de fugir apavorado, e as imagens caíram na internet. Aliás, se você acredita que, como acontece na grande maioria dos casos, deve existir alguma explicação plausível para esse mistério, saiba que uma pessoa já se manifestou para esclarecer o ocorrido.
 Conforme explicou, esse indivíduo é um ator e contou que estava com os amigos na região onde o monstro foi avistado gravando um curta de ficção científica. E quando parou para fazer xixi — outro destemido! —, alguém apareceu de repente, bateu algumas fotos e saiu correndo. 


Daily Mail
Justin Bieber e Selena Gomez participam de estudos bíblicos

''O casal reatou o namoro e está se envolvendo com a religião novamente''

Bieber e Selena participam de estudos bíblicos

Esta semana o site americano de celebridades E! divulgou que Justin Bieber e Selena Gomez reataram o namoro e estão estudando a Bíblia juntos.

O casal teria participado de um estudo bíblico na última semana e o astro teen chegou a publicar uma foto da igreja onde estava com a descrição “estudo bíblico com Judah Smith”.

O pastor Judah Smith é lidar da “The City Church” sediada em Seattle, Washington (Estados Unidos), mas uma fonte do site E! afirmou que Selena e Justin estavam em Los Angeles.
A mesma pessoa que estava na igreja naquela noite afirmou que o casal trocou carinhos durante todo o tempo e depois saíram juntos no mesmo carro.

Selena e Justin namoram há mais de três anos, mas tiveram vários términos. O cantor se batizou recentemente na Hillsong Church de Nova York e sua aproximação com a religião aconteceu depois de muitas polêmicas envolvendo o seu nome, como consumo de drogas, envolvimento com crimes e prisões.
Marco Feliciano estaria sofrendo boicote de líderes evangélicos

''Possível fenômeno de votos na próxima eleição parlamentar preocupa outros candidatos.''

Feliciano estaria sofrendo boicote de líderes evangélicos


O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) disse através de sua página no Twitter que pode estar sendo boicotado por lideranças evangélicas em São Paulo por conta de sua candidatura à reeleição.

Feliciano é considerado o puxador de votos do partido para a próxima eleição que conta hoje com 2 deputados federais e pode chegar a 5 caso o parlamentar repita o fenômeno de votos de Tiririca (PR-SP) que em 2010 alcançou 1,35 milhão de votos.

O número expressivo e a influencia de Feliciano pode ser o motivo por trás do cancelamento de agendas e compromissos nos últimos meses. Segundo o parlamentar isso tem acontecido por ordem de líderes de ministério, que apoiam outro candidato ou têm planos políticos para as próximas eleições.

O pastor que ficou famoso por suas pregações no Congresso dos Gideões Missionários da Última Hora, ganhou expressão política ao ser perseguido por ativistas de movimentos homossexuais durante sua passagem pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados.

“Gostaria aqui de rogar orações aos intercessores que acompanham minha história. Nos últimos três meses as lutas aumentaram consideravelmente. Tenho sofrido retaliações no meu Estado, São Paulo, acredito que pela minha exposição política. As retaliações vem de lideranças religiosas”, disse Feliciano através do Twitter.

O parlamentar chegou a citar como exemplo o cancelamento de sua participação na Marcha Para Jesus em São Paulo. Segundo Feliciano, um dia depois do convite para estar em um trio elétrico do evento recebeu a ligação dizendo que a organização não queria sua participação.

“Fui convidado pra estar em um trio elétrico na Marcha Para Jesus, [e] um dia depois recebi ligação dizendo que a organização não me queria nele. Algumas agendas de igrejas do ministério a que pertenço tem sido desmarcadas, e o argumento é que a ordem vem de cima, do alto clero”, desabafou o pastor.

Feliciano explicou que as publicações no Twitter tinham o objetivo de explicar aos fiéis o motivo pelo qual não tem comparecido em eventos que, anteriormente, tinham sua presença confirmada.

“Devido ao trabalho que fiz em Brasília e a exposição que tive, lideres de outras igrejas me veem com receio, temem que seus fiéis me apoiem. Acredito que a igreja, corpo de Cristo, tem memória e não será mais enganada por pessoas que usam a fé pra chegarem em Brasília e depois somem”, escreveu.
Candidato próprio

Feliciano também terá de atrair votos para seu assessor, Roberto Marinho, que anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PSC. Marinho esteve ao lado de Feliciano durante todo o seu mandato.
STF julgará se Marco Feliciano será processado por homofobia

''Procuradoria da União também acusa deputado de racismo''

STF julgará se Marco Feliciano será processado por homofobia


A Procuradoria Geral da República (PGR) defende a abertura de uma ação penal contra o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) pelo crime de discriminação contra homossexuais. O Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta quarta-feira se acata o relatório do ministro Marco Aurélio Mello.

O que deu origem ao caso contra o parlamentar foi uma afirmação feita em 2011 em sua conta no Twitter. Ele escreveu que “a podridão dos sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, à rejeição”. O deputado escreveu em outra ocasião que “africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é polêmica” e também que “sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, Aids. Fome…”.

Contudo, a denúncia por discriminação só ocorreu em janeiro de 2013, após ele assumir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara.

Desde abril do ano passado, a PGR pede que Feliciano seja julgado por “discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência”. Se condenado, pode resultar de um a três anos de prisão. Oficialmente não existe no Código Penal o crime de homofobia.

Mesmo assim, a Procuradoria quer responsabilizar Feliciano pelo que escreveu na rede social como crime de racismo e “revela o induzimento à discriminação dos homossexuais em razão de sua orientação sexual”.

Marco Feliciano se defende, negando que tenha sido preconceituoso ou racista. Nos autos do inquérito, afirmou que suas frases consideradas como racismo eram interpretações do livro de Gênesis. O deputado acredita que algumas entidades tiveram interpretações equivocadas de suas colocações.

O inquérito contra Feliciano, que será julgado hoje pelo Supremo poderá fazê-lo ser réu novamente. Mês passado, ele foi inocentado no STF do processo onde era acusado de estelionato. O motivo da ação foi um contrato de março de 2008, onde ele cobrou R$ 13,3 mil de uma produtora de shows evangélicos do Rio Grande do Sul mas não fez o evento. Mesmo tendo devolvido o cachê, a produtora pedia ressarcimento por causa dos prejuízos que teve com o cancelamento do evento.
PSOL ignora Wyllys e garante candidatura de pastor ligado a Malafaia

''Jeferson Barros havia sido barrado pelo diretório estadual do partido após acusações do ex-BBB.''

PSOL ignora Wyllys e garante candidatura de pastor


Após ter sido barrado pelo diretório estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) o pré-candidato Jefferson Barros conseguiu reverter o veto a sua candidatura a deputado federal junto à convenção nacional do PSOL.

O ativista gay e deputado federal Jean Wyllys havia conseguido o veto da candidatura do pastor no Rio de Janeiro após ameaçar não se candidatar a reeleição caso Jefferson disputasse um cargo eletivo pelo PSOL.

O ex-BBB passou a perseguir Jefferson após descobrir que ele havia sido indicado pelo Pastor Silas Malafaia. Wyllys chegou a causar constrangimento entre seus correligionários do Rio de Janeiro por seus discursos contra a candidatura do pastor Jefferson.

Wyllys acusa Barros de ser um militante infiltrado de Silas Malafaia para impedir a sua reeleição, já que o parlamentar recebeu pouco mais de 13 mil votos em 2010 e só foi eleito graças ao desempenho do deputado federal Chico Alencar, do seu partido, que conquistou 240.671 (3%) dos votos e foi o segundo mais votado em todo Estado.

Se Barros superar o número de votos de Wyllys na próxima eleição, o parlamentar poderá não conseguir sua reeleição, já que o partido dispõe de apenas duas vagas na Câmara dos Deputados e Chico Alencar também concorrerá à reeleição.
Crise e Veto

A crise no partido se agravou no Rio de Janeiro com a manifestação de apoio dos deputados Chico Alencar e Marcelo Freixo a Wyllys. Os parlamentares também são contra a candidatura do pastor Jefferson e assinaram uma nota pedindo a saída do pré-candidato do PSOL.

A candidatura do pastor havia sido barrada no Estado do Rio por 55 votos contrários e apenas 7 favoráveis.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Motoristas podem agilizar renovação da CNH pela internet em Pernambuco

O Estado passou a oferecer um serviço mais ágil para os motoristas que ainda não renovaram a Habilitação. Eles podem agendar o processo através do serviço online disponibilizado pelo site Detran-PE. “O motorista agenda dia e hora para renovação, não pega fila e faz todo o procedimento pela internet. Agora, a unidade do DETRAN serve de ponto de apoio”, destaca Carlos Anderson, chefe de habilitação da 4ª Ciretran Caruaru, no Agreste.

Na prática, todo o serviço agora pode ser realizado através da Internet, no site do DETRAN-PE: www.detran.pe.gov.br. A exceção fica por conta do exame médico e da captura de imagem e digitais, etapas que são obrigatoriamente presenciais, mas que podem ser agendadas online.

O Artigo 162, no inciso V, diz que dirigir um veículo com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias gera infração gravíssima, aplicação de multa, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

O procedimento de renovação é mesmo para os portadores da CNH Popular, programa do Governo do Estado
Cristã sudanesa condenada à morte é libertada

Foram meses de campanhas de oração e pressão de grupos de direitos humanos

Cristã sudanesa condenada à morte é libertada

Segundo agências internacionais de notícias, Meriam Yahya, a sudanesa condenada à morte por ter se convertido foi solta da prisão. O tribunal ordenou a libertação e o cancelamento da decisão judicial anterior, que determinou seu enforcamento em local público.

Após meses de campanhas de oração e pressão de grupos de direitos humanos, ela foi inocentada das acusações de apostasia. Filha de pai muçulmano, Meriam se casou com um cristão e passou a professar a fé cristã em dezembro de 2011.

O tribunal religioso, baseado nas leis muçulmanas da sharia, que vigoram no Sudão desde 1983, também a condenou a 100 chibatadas, pois casar com um não muçulmano é equivalente ao crime de adultério.

Como ela deu à luz 12 dias após o veredito, sua situação foi amplamente divulgada pela imprensa mundial. Além da criança recém-nascida, ela dividia a cela com o filho do casal, que tem quase 2 anos de idade. Estava presa desde agosto de 2013.

O caso de Meriam tornou-se emblemático. No início do mês, líderes da União Europeia pediram a revogação de seu “veredito desumano”. Ao mesmo tempo, John Kerry, secretário de Estado dos EUA, pediu ao Sudão que revogasse as leis que proíbem a “conversão” de muçulmanos a outras religiões.

Segundo a Christian Solidarity Worldwide (CSW), ONG cristã que acompanhou o caso de perto, os advogados de Meriam Ibrahim receberam ameaças de morte de extremistas que os acusam de ações “anti-islâmicas”.

Mervyn Thomas, presidente da CSW, comemorou: “Estamos muito felizes em saber que a Sra. Ibrahim e seus filhos foram liberados e essas sentenças injustas, desumanas e injustificadas foram derrubadas”. Relatou ainda que durante todo o tempo que esteve presa, Meriam recebeu na prisão a visita diária de um líder islâmico que lia o Alcorão e pedia que ela “retornasse” à fé islâmica. No entanto, Meriam se manteve firme em sua fé em Jesus, mesmo sabendo que corria o risco de morrer por causa disso.

Como seu esposo, Daniel Wanim, nasceu na região que hoje é o Sudão do Sul, mas tem cidadania americana, o destino mais provável da família nos próximos dias deve ser os Estados Unidos. Com informações Protestante Digital
Vereador propõe leitura da Bíblia em escolas de Fortaleza

''A ideia do autor do projeto de lei é promover o conhecimento da Palavra de Deus''

Vereador propõe leitura da Bíblia em escolas de Fortaleza


O vereador Mairton Felix (DEM) de Fortaleza (CE) apresentou no dia 13 de junho um projeto de Lei que visa incluir a leitura da Bíblia nas escolas públicas e privadas da cidade.

O PLO (Projeto de Lei Ordinária) de número 0179/2014 “visa trazer o conhecimento cultural, geográfico científico, fatos históricos bíblicos”, como está escrito no texto.

Na justificativa do projeto, Felix diz que a proposta não fere a Constituição Federal que determina a laicidade do Estado e ainda se vale do artigo 5º que fala sobre a liberdade religiosa.

“Este projeto tem a finalidade de enriquecer os conhecimentos dos alunos, pois os conhecimentos norteiam as atitudes humanas e até servem para consulta de cientistas, como exemplo de Galileu”, diz o vereador no documento apresentado à Câmara Municipal de Fortaleza.

No mesmo documento ele ressalta que o projeto não é religioso. “O projeto é de cunho educacional e não religioso, a leitura bíblica proporcionará aos alunos fundamentos históricos e sua iniciativa não se contrapõe ao Estado laico, proibir a leitura bíblica nas escolas é uma intolerâncias que leva ao preconceito e um ato de discriminação”.
Me viram como uma maneira de promover ativismo gay, diz Feliciano no Superpop

''Ele esclareceu algumas polêmicas como o projeto "cura gay" que não era de sua autoria nem promovia a cura de homossexuais''

"Me viram como uma maneira de promover ativismo gay"


O programa “SuperPop”, da Rede TV!, exibiu nessa segunda-feira (23) a entrevista gravada com o deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) onde ele comentou sobre as polêmicas em que esteve envolvido ao se tornar presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara.

Feliciano tentou esclarecer desde o começo que não é contra os gays, mas que o ativismo achou por bem protestar contra a sua eleição na CDHM pagando “manifestantes” para tumultuarem as sessões.

O deputado também comentou a sua opinião a respeito do homossexualismo, dizendo que estudou por mais de um ano sobre o tema. Assim como já declarou outras vezes, Feliciano afirmou no programa que uma pessoa não nasce gay.

Questionado pela apresentadora Luciana Gimenez se ele não teria que estar a favor dos gays como presidente da CDHM, o deputado precisou explicar que há mais de 1000 minorias no Brasil que nunca foram assistidas, porque a Comissão sempre tratou dos homossexuais, se esquecendo, por exemplo, dos quilombolas e dos índios.

O tema foi debatido ao longo de todo o programa e o pastor precisou explicar também que o projeto apelidado de “cura gay” não era de sua autoria e que nem prometia curar gays.

“Eu nem pude votar no projeto, era apenas o presidente da Comissão, não existe cura gay por que isso não é doença”, afirmou o político. O projeto de decreto legislativo era de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO).

“A homossexualidade é um fenômeno de comportamento”, disse lembrando que a Conselho Federal de Psicologia impede os profissionais brasileiros de pesquisarem esse comportamento para entender melhor. O projeto de João Campos mudaria essa resolução do CFP.

Outros assuntos também foram tratados no programa, como as críticas que o deputado recebeu de artistas por conta de suas declarações que foram deturpadas pela imprensa. Feliciano também criticou os humoristas do “Porta dos Fundos” dizendo que eles precisam ter um limite.