Jogos de Inverno de Sochi estão oficialmente abertos
O presidente russo Vladimir Putin declarou nesta sexta-feira oficialmente "abertos" os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na parte final da cerimônia de abertura.
"Declaro abertos os XXII Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi", sentenciou Putin na tribuna de honra do estádio Fisht.
O presidente russo envolveu-se pessoalmente no projeto olímpico de Sochi-2014, para a realização dos primeiros Jogos no país desde a edição de verão de Moscou, em 1980.
Antes de Putin declarar o evento oficialmente aberto, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, fez um discurso no qual defendeu a diversidade, usando palavras de forte teor simbólico em meio à polêmica da lei 'anti-gay' que pune com multa e até prisão a "propaganda homossexual" diante de menores.
"Os Jogos Olímpicos permitem contruir pontes e unir as pessoas, Não são para levantar paredes e isolar as pessoas. São para abraçar a diversidade humana", disse o alemão, que chegou a presidência em setembro no lugar do belga Jacques Rogge, que também estava presente na cerimônia.
"Agradeço aos líderes do mundo por apoiar seus atletas. São os melhores embaixadores do seu país", completou.
Ao lado de Putin e Bach, também marcaram presença o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, e 44 chefes de estado, entre eles o líder chinês, Xi Jinping, primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovytch, que enfrenta um forte movimento de contestação em seu país em reação à sua política pró-russa.
Por outro lado, para protestar contra esta legislação e contra violações de direitos humanos, muitos optaram por não assistir a esta cerimônia, como os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, da França, François Hollande, ou o primeiro-ministro britânico, David Cameron.
Falha consertada
Os telespectadores russos não perceberam a falha técnica que impediu um dos cinco anéis olímpicos de se abrir como deveria durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno, nesta sexta-feira em Sochi.
A televisão local conseguiu mascarar o incidente porque não transmitia as imagens ao vivo, mas com quinze segundos de atraso.
O maior canal russo, Pervyi Kanal, mostrou os quatro primeiros anéis se abrindo normalmente, cortou em seguida para imagens do público, antes de voltar para o quinto anel, já aberto, formando o s'mbolo olímpico.
Enquanto isso, os 40.000 espectadores presentes no estádio Fisht e os milhões de telespectadores que assistiram às imagens do sinal internacional perceberam nitidamente a falha técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário