Seis obras de mobilidade do Recife para a Copa só devem ficar prontas nas vésperas da competição
TI de Cosme e Damião não está pronto. Foto: Rafael Bandeira/Divulgação
Se depender da previsão do Governo do Estado, a conclusão de todas as obras de mobilidade para a Copa do Mundo ocorrerá nas vésperas do Mundial, que começa no dia 12 de junho. Isso porque seis intervenções na área só serão entregues em maio de acordo com o cronograma divulgado. São os corredores Norte-Sul e Leste Oeste, o Terminal Integrado Cosme e Damião, a passarela do Aeroporto Internacional do Recife, o trecho externo do Ramal Cidade da Copa e Via Mangue (esta é da Prefeitura do Recife).
Destas, a que é mais importante para o torcedor que irá para os jogos da Copa é o TI de Cosme e Damião, que servirá para transportar para a arena o passageiro que chega do metrô. O detalhe é que essa obra já chegou a ser prevista para ser entregue antes da Copa das Confederações, em maio de 2013 – fato que obviamente não ocorreu. Se a intervenção não ficar pronta em tempo, a Secretaria Extraordinária da Copa provavelmente irá apostar em alternativas como feito no torneio teste para o Mundial. Lembrando que a mobilidade na Copa das Confederações foi bastante criticada pelos torcedores.
As outras cinco obras também já tiveram o seu prazo modificado. A passarela do aeroporto, por exemplo, chegou a ter previsão de finalização para setembro de 2013. A construção deve ligar o aeroporto ao metrô sem que o passageiro tenha que passar pela rua.
Passarela ligará o aeroporto ao metrô. Foto: Rafael Bandeira/Divulgação
Por outro lado, há 13 intervenções de mobilidade prontas segundo a Secopa. São elas: os conectores do aeroporto, o TI do aeroporto, o viaduto da Panordestina, a mudança na Estrada da Batalha, a duplicação da BR-408, o viaduto dos Bultrins, os viadutos da BR-408, a aquisição de seis novos trens para o metrô, o TI do Terminal Integrado de Passageiros, a estação Cosme e Damião, o Ramal da Copa (trecho interno), o viaduto de Ouro Preto e o Terminal Marítimo de Passageiros. Os custo de todas as 19 obras (prontas ou não) é de R$ 1,5 bilhão.
Confira abaixo o custo (em milhões) das obras em execução*:
Corredor Norte/Sul – 151
Corredor Leste/Oeste – 145,3
TI de Cosme e Damião – 18,1
Via Mangue – 433
Passarela do aeroporto – 23,7
Ramal Cidade da Copa (trecho interno) – 46
* Valores divulgados pela Secopa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário