segunda-feira, 10 de março de 2014

Condutores precisam ter alguns cuidados ao abastecerem veículos


Ao abastecer o veículo em um posto de combustíveis, são necessários alguns cuidados para evitar acidentes. Não atender o telefone celular e não acender cigarro são alguns deles.

De acordo com o tentente Adriano Marçal, do Corpo de Bombeiros, além do gás natural, combustíveis como gasolina, diesel e álcool também oferecem riscos. "Apesar de os combustíveis serem líquidos, eles emanam vapores. Esses vapores ao entrarem em contato com alguma fagulha e com o oxigênio, podem provocar uma explosão", diz.

Ainda segundo o tenente, os postos precisam ter extintores e valas, em caso de vazamento de combustível. O motorista também precisa seguir algumas regras. "Com o celular ligado, quando você atende uma ligação, ele pode causar algum circuito elétrico que cause a explosão", explica.

O tenente do Corpo de Bombeiros informa ainda que o gás natural é mais perigoso que os outros combustíveis, por isso os cuidados devem ser redobrados. "O gás é mais volátil do que o líquido. Ele se expande mais facilmente, atinge uma área maior e entrando em contato com o ar pode causar uma explosão. É necessário colocar no veículo um cilindro de aço, sem marcas de soldagem", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário