sábado, 15 de fevereiro de 2014

Saiba como reconhecer sinais de ataque cardíaco e o que deve ser feito

Ataque cardíaco dá-se quando há uma formação de um coágulo sanguíneo que bloqueia o fluxo do sangue através de uma importante artéria. Chamada de artéria coronária. É, basicamente, um vaso sanguíneo que alimenta o músculo sanguíneo com o sangue.
O ataque cardíaco também conhecido como infarto de miocárdio se não for tratado as pressas por um médico, pode ser fatal. Embora, algumas vezes, não haja tempo e a pessoa que acaba de ter um ataque, morre segundos depois. Porém, nos dias de hoje, com o avanço da medicina, os sinais, tratamentos e sintomas estão cada vez mais nítidos e aperfeiçoados, nas quais, em grande parte dos acontecimentos, as pessoas têm grandes chances de sobrevivência.
Neste artigo informativo você vai saber como reconhecer sinais de um ataque cardíaco (infarto) para que, caso aconteça com você ou algum familiar, possa procurar ajuda médica o quanto antes.
Como reconhecer sinais de uma possível ataque cardíaca
Uma forte pressão. Sensação forte de dor que vai apertando no peito. Com duração de vários minutos.
Dores insuportáveis que além do peito, estendem nas costas, ombros, braços, e em alguns casos, nos dentes e mandíbulas.
Com o passar dos minutos, as dores vão ficando mais tensas na zona do peito.
Uma forte dor no abdômen.
Falta de ar.
Sudorese (Eliminação do suor através dos poros da pele, é o mesmo que transpirar).
Cansaço eminente.
Vontade de vomitar e náuseas.
Desmaio
Para determinadas pessoas, além desses sintomas, ainda pode acontecer:
Azia
Pele constantemente húmida.
Vertigem ou tonturas
Fadiga.
Porém, é importante salientar que, nem todas as pessoas que são vítimas de ataques cardíacos sofrem com os mesmos sintomas ou com as mesmas intensidades dos sintomas. Em muitos caso, as vítimas de infarto (ataque cardíaco) não chegam a sofrer tanto com as dores como se vê em novelas, filmes, tv. Mas, mesmo assim, os sintomas ou sinais mostram que você pode estar tendo um ataque cardíaco.

Também é importante informar que, um ataque cardíaco (infarto) pode acontecer com você ou um conhecido em qualquer lugar. Seja nos passeios, no trabalho, ou até mesmo quando você está descansando deitado. Alguns deles são de repente e em outros casos, podem apresentar sinais ou sintomas durante horas, dias ou até semanas. Por isso, você deve estar sempre em alerta com o seu corpo e organismo. Um dos primeiros sinais ou sintomas que pode ser um ataque cardíaco é a dor no peito.
“Por isso, ao sentir dores ou simples desconforto na região do seu peito procure um médico o quanto antes.”
O que fazer, caso você seja a vítima de ataque cardíaco
Você deve agir imediatamente. Geralmente as pessoas esperam muito para procurar por socorro, justamente por não saber reconhecer os sintomas. O que não é o seu caso, pois se você está lendo este artigo, saberá quais sintomas poderão acontecer. Então, se você tiver estes sintomas, não hesite. Chame urgentemente uma emergência mais perto de você. Caso você não consiga ir sozinho para um hospital mais próximo, peça ajuda a vizinhos, parentes ou amigos.
O que fazer, caso você veja alguém sofrendo de ataque cardíaco
Caso você encontre alguém nesse estado e se você estiver apto para prestar ajuda com umaressuscitação cardiopulmonar por exemplo, poderá fazer, pois essa massagem ajuda a fornecer oxigênio para o cérebro e o corpo da vítima. Mas lembre-se, apenas se você ter treinamento para esse tipo de massagem. De qualquer forma, o mais aconselhável é você levá-la a um hospital. Ou chamar uma ambulância.
Quais são os fatores de riscos para um ataque cardíaco
Isso varia de pessoa para pessoa. Porém isso pode basear-se na:
Idades: Geralmente os homens acima de 45 anos e mulheres acimas de 55 anos são mais propensos a ter um infarto (ataque cardíaco) do que os mais jovens
Tabaco: O fumo a longo prazo pode aumentar o risco de formar coágulos de sangue, causando assim um ataque.
Diabetes: Diabetes aumenta bastante o risco de um ataque cardíaco.
Pressão alta: A pressão alta elevada pode ser a causadora de um ataque.
Histórico familiar: se os seus irmãos, pais ou avós tiveram infarto, você tem grandes chances de ter também.
Exercícios físicos: A falta de exercícios contribui para alto níveos de colesterol e obesidade. Com os exercícios físicos incluídos na sua rotina, a redução da pressão arterial é reduzida, assim eliminando as chances de ter uma possível ataque cardíaco.
Obesidade: A obesidade aumenta drasticamente o risco de doença cardíaca.
Estresse: Estresse em demasiado pode aumentar sua pressão arterial, aumentando assim o risco de um ataque cardíaco.
Drogas: Se você usar drogas, mesmo que estimulantes, pode provocar um espasmo do seu músculo, causando assim um ataque.
De qualquer maneira, este assunto é de extrema importância. Nunca é tarde demais para tomar medidas para evitar este problema sério. Caso você já tenha tido algum ataque cardíaco, os médicos normalmente prescrevem alguma terapia. Medicamentos que ajudam o bom funcionamento do coração. Mas, lembre-se, não é apenas com medicamentos que você pode se ver livre deste risco. Mudar o estilo de vida é fundamental. Tanto para prevenir, como para recuperar de um ataque cardíaco.
Por isso, o melhor mesmo é não fumar, permanecer constantemente ativo, comer sempre alimentos saudáveis, manter o seu peso, sempre saudável. E fazer os possíveis para reduzir e ao mesmo tempo gerir os seus estresses do dia-a-dia.
Boa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário