"O sonho de fazer parte da Polícia Militar de Pernambuco"
O Governo Eduardo Campos anunciou, através da mídia, que serão convocados outros mil novos candidatos do concurso da PM PE do ano de 2009. Será mais um apoio ao efetivo atual da Gloriosa PMPE e, com certeza, serão muito bem vindos tanto na própria Polícia como também na sociedade.
Ao ler essa notícia, passou um filme na minha mente. Me vi a cinco anos atrás quando comecei a jornada de estudos para iniciar aquelas etapas cansativas, desgastantes e que gera muita ansiedade.
Para ser Policial Militar em Pernambuco são necessárias passar por quatro etapas: primeira etapa é uma prova escrita (português, matemática, geografia, historia e direito), a segunda é o Teste de Aptidão Física (corrida de 2400 metros, 3 barras, 45 abdominais e salto a distância), terceira etapa é o psicoteste (algo parecido com teste psicológico do Detran) e a quarta são os exames de avaliação médica. Passando por essas 04 etapas, e caso fique entre o número de vagas estabelecido no edital do concurso, o candidato a PM é convocado para o Curso de Formação de Soldados (CFSD). São em média de 9 a 12 meses de curso, em Recife com direito a um auxilio financeiro de 970,00 reais.
Digo que não é fácil. São muitos concorrentes, muitas etapas que necessita de dedicação, renúncia de lazer, como todo concurso público exige do concurseiro. Além disso, existe alto gasto com despesas de com locomoção e alimentação, pois todas as etapas o candidato tem que se deslocar para a capital, Recife.
Matheus Romero: Colunista Policial. ( Portal do Agreste)
Nenhum comentário:
Postar um comentário