segunda-feira, 31 de março de 2014

Eleitor terá segunda chance 
''Muitas filas no último dia do recadastramento no Recife Eleitores que não fizeram o procedimento vão ter o título cancelado, mas o TRE permite que, até o dia 7 de maio, eles possam regularizar a situação''

Multidão se acumulou na entrada do Tribunal Regional Eleitoral, na Avenida Rui Barbosa. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press

O último dia para o recadastramento biométrico no Recife está sendo marcado por grandes filas e muita espera. Muitos dos eleitores que deixaram o procedimento para última hora chegaram no início da manhã nos postos de recadastramentoe ainda não têm previsão para atendimento.

Quem não realizar o procedimento nesta segunda-feira (31) terá o título de eleitor cancelado.Porém, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) garante que os eleitores podem reverter a situação até o dia 7 de maio. A partir desta terça-feira (1º), os eleitores que perderam o título podem reverter o cancelamento nos mesmos pontos de atendimento, exceto o do Centro de Convenções da UFPE. "Até o dia 7 de maio, as pessoas podem comparecer nos mesmos postos para regularizar a situação e fazer a biometria. O que pedimos é que não deixem de novo para o último dia", destacou a coordenadora de biometria do TRE, Raquel Salazar.

Ainda de acordo com Raquel, o TRE-PE disponibiliza 12 mil vagas diárias para a biometria. A estimativa é de que nesta segunda, a demanda tenha alcançado cerca de 30 mil pessoas.

No Recife, o recadastramento teve início no dia 30 de janeiro do ano passado. Ainda assim, muita gente deixou para última hora. A justificativa mais comum é a falta de tempo.

A pedagoga Maria Idenilda dos Santos chegou no posto do Forte das Cinco Pontas de madrugada, e ainda não foi atendida. "Estou aqui desde 4h da manhã, vim cedo justamente para fugir desse tumulto. Não tive como me recadastrar antes por conta do meu trabalho", justifica.

"Cheguei aqui às 6h30, fiquei na fila no sol, no calor e dizem que não tem mais vaga. Aí, a gente falta trabalho pra fazer o recadastramento. E vou ter que vir outro dia, qual o patrão que vai acreditar nisso?", indaga o auxiliar administrativo Yuri Amauri.

O cenário se repete no posto de recadastramento da Avenida Rui Barbosa, nas Graças. Muita gente e tumulto para conseguirentrar no local para realizar o procedimento.

Para o supervisor do posto, Sérgio Almeida, a grande procura do último dia já era esperada. Ele destaca que quem não está agendado dificilmente conseguirá se recadastrar nesta segunda. "A maior dificuldade é o grande número de pessoas que deixaram para o último dia. Pra quem está agendado o atendimento está garantido. Quem não agendou só vai ser atendido se houver falta entre os agendados, aí a gente realiza o encaixe", ressalta.

O professor de educação física Josmar Silva estava na fila desde 6h30 da manhã. Sem agendamento, ele não sabe se conseguirá fazer a biometria. "Não tive como fazer antes por conta do trabalho. Espero que eu seja atendido pra não perder o dia à toa".

No posto de atendimento do Câmara do Recife, o número de eleitores era tão grande que as vagas para agendamento esgotaram às 9h30. David Freitas, um dos prmeiros a chegar apontou a falta de tempo para deixar o recadastramento para a última hora.“Como eu trabalho o dia todo, fui deixando para depois. É tanto que minha família toda se recadastrou e eu fiquei por último”, disse.


Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário