terça-feira, 22 de abril de 2014

Unidades de saúde afetadas pelas chuvas voltam a funcionar ainda hoje

 (Júlio Jacobina/DP/D.A Press)

Pelo menos três unidades de saúde foram afetadas pelas chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR) nesta terça-feira. No Cabo de Santo Agostinho, município com maior índice de precipitação nas últimas 24 horas, dois hospitais tiveram o atendimento alterado.

Parte do teto do Hospital Infantil do Cabo, localizado na BR-101 Sul, cai durante a madrugada. No mesmo município, o Hospital Mendo Sampaio ficou alagado. No Recife, o Hospital Pediátrico Helena Moura, no bairro da Tamarineira, zona norte da cidade, foi suspenso por 24 horas depois que parte do teto da enfermaria foi atingida por uma
infiltração.

A Secretaria de Saúde do Cabo informou que no Hospital Infantil do Cabo, o plantão deve voltar a atender normalmente às 19h de hoje. Devido às fortes chuvas, parte do forro de gesso do setor de emergência do hospital cedeu esta manhã. Não houve feridos. A secretaria suspendeu os atendimentos até conseguir reestruturar a emergência. As crianças em situação grave foram encaminhadas para o Hospital de Referência do Recife. Os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e da Saúde foram ao local para averiguar a situação.

Já no Mendo Sampaio, a secretaria divugou que a água atingiu algumas salas da unidade e que as providências foram tomadas para que a unidade de saúde funcione normalmente ainda esta tarde.

A Secretaria de Saúde do Recife também se pronunciou. Segundo a nota divulgada, alguns setores do Hospital de Pediatria Helena Moura, apresentaram problemas de infiltrações, principalmente o Serviço de Pronto Atendimento (área de atendimento de urgência e classificação de risco), a cozinha e o alojamento. Mas, a assessoria nega a informação sobre a queda do teto ou registro de feridos.

Equipes de engenharia chegaram ao local às 8h30, para avaliar a situação e fazer as intervenções necessárias. Segundo a administração municipal, alguns dos pavimentos serão entregues esta tarde e os mais críticos (SPA, Cozinha e alojamento) serão reabertos em 24 horas. As consultas agendadas com especialistas foram mantidas.

Ainda segundo a nota, no início da manhã, o hospital tinha 48 pacientes internados, sendo que 17 tiveram alta em decorrência da evolução dos quadros de saúde. Os outros 11 internados foram transferidos para o Hospital Maria Lucinda, Hospital Oswaldo Cruz e Hospital das Clínicas. Já os pacientes que dão entrada na unidade, apresentando média gravidade, estão sendo encaminhados para a Policlínica Barros Lima com acompanhamento de médico e equipe de enfermagem.

As refeições de pacientes e funcionários estão sendo fornecidas por empresa terceirizada até que a cozinha seja recuperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário