sábado, 10 de maio de 2014

Juristas cristãos enviam nota em favor da população venezuelana

''O texto será entregue ao embaixador para que o Estado volte a oferecer os direitos constitucionais como a liberdade de expressão e o acesso à informação''

Juristas cristãos enviam nota em favor da população venezuelana


A Federação Interamericana de Juristas Cristãos (FIAJC) emitiu uma nota pública no final do mês de abril para falar sobre a crise social e política da Venezuela.

O texto expressa repúdio à violência que se estende por mais de três meses deixando mais de 500 pessoas feridas e 41 mortas e cobra ações imparciais e efetivas do Governo da Venezuela.

A FIAJC é uma organização internacional não governamental que trabalha em defesa dos direitos humanos em toda a América latina e resolveu se juntar para ajudar a população venezuelana e outras entidades a pedirem o fim dos atos violentos e a investigação das mortes.

A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) faz parte da FIAJC e seu presidente, Dr. Uziel Santana, também comentou sobre o quadro político da Venezuela dizendo que a situação é preocupante e que há relatos de situações estarrecedoras.

“A Venezuela vive uma crise institucional com status de guerra civil e lamentavelmente a OEA e o Brasil assistem a tudo isso num verdadeiro ‘silêncio eloquente’. A preocupação da FIAJC e da ANAJURE é no sentido de que, independentemente do mérito, do governo ou da oposição, o direito de livre manifestação seja assegurado, assim como que cessem imediatamente as retaliações por parte do governo venezuelano contra o seu próprio povo”, disse Santana.

A FIAJC também aborda na nota que os venezuelanos estão com seus direitos civis sendo negado e que o Estado democrático deve garantir a advocacia, a liberdade de expressão e a promoção dos demais direitos fundamentais que estão sendo exigidos durante as manifestações.

No fim do texto a Federação Interamericana de Juristas Cristãos pede para que o país Estado venezuelano aplique regras do direito internacional e do direito constitucional que estão em vigor em seu país, especialmente assegurando direitos fundamentais de todas as pessoas à vida, à integridade pessoal, liberdade pessoal, manifestação pacífica, acesso à informação e à liberdade expressão.

O presidente da ANAJURE afirma que a nota da FIAJC será entregue ao embaixador Diego Alfredo Molero Bellavia para que ele tome conhecimento dos pedidos dos juristas em favor do povo venezuelano.

“Que Deus tenha misericórdia do povo venezuelano. Conclamamos a igreja brasileira a orar por este importante país da nossa América Latina”, disse o Dr. Uziel Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário