RACHOU! Confira na íntegra o pronunciamento da Vice Prefeita Lucinha que rachou com o Prefeito Odon Ferreira!
TORITAMA: Mais um racha entre Prefeito e Vice eleitos em 2012 se consolidou no Pólo das Confecções do Agreste pernambucano. Depois dos rompimentos deEdson Vieira (PSDB) e Dimas Dantas (PP), em Santa Cruz do Capibaribe e Evilásio Araújo (PSB) e Lero (PDT), em Taquaritinga do Norte, Toritama também entrou nesse rol com o racha entre o Prefeito Odon (PSB) e sua Vice Lucinha (PSDB), que foi oficializado através de nota e coletiva pela vice na manhã desta sexta-feira (24), na Capital do Jeans. O racha apimenta ainda mais o caldeirão da sucessão municipal que promete intensas disputas para o pleito que se avizinha. Confira, na íntegra, o pronunciamento de Lucinha:
ABERTURA: Bom dia a todos os ouvintes e população de Toritama. Primeiramente gostaria de agradecer ao excelentíssimo presidente da câmara de vereadores o Sr. Nilton de Enoque, por ceder o espaço para a realização dessa coletiva. Agradecer aos demais vereadores e cidadãos toritamenses que se encontram presentes. Agradecer também as emissoras de rádio de nossa cidade, Líder e Toritama FM, que estão transmitindo essa coletiva ao vivo, e a todos os meios de comunicação aqui presentes.
PRESTAÇÃO DE CONTAS: Estou aqui hoje, para fazer um pronunciamento oficial como qualquer representante legítimo do povo. Ao mesmo tempo pode se chamar de uma prestação de contas sobre minha participação nessa administração.
Em primeiro lugar, agradeço ao prefeito por ele ter cumprido comigoa promessa feita em campanha, que íamos governar o nosso município junto, porém não me deu o suporte necessários.
Mas, quero deixar claro que ao contrário do que se diz na cidade, sobre as 2 secretarias que me seriam passadas, estive a frente apenas da pasta da saúde, pasta pela qual me foi designada a nomear e acompanhar o trabalho da equipe.Diferentemente da secretaria de indústria e comércio, onde apenas SUGERI o secretario e que esse tomava todas as decisões diretamente com o prefeito, MAS sem a minha participação.
Todos sabem que desde o início de nosso mandato, assumi essa pasta com muita alegria e amor, formando uma boa equipe de profissionais comprometidos a realizar não só o meu sonho de melhorar a saúde da nossa cidade, mas também o sonho de toda população, que estavam carentes desta prestação de serviços. E confesso a vocês que não foi fácil.
Como todos podem ver o trabalho da equipe da saúde, conseguimos melhorar os atendimentos no hospital, o qual ficou fechado por 2 meses na gestão passada, e onde passamos a ter 2 médicos plantonistas que atendem entre 5 a 6 mil pessoas por mês. E também a realização de partos, que antes não eram realizados em nosso hospital.
Com os recursos próprios da secretaria conseguimos comprar o eletrocardiograma e o Raio-X, esse que ainda não está em funcionamento pelo fato de ter tido que mudar as instalações elétricas que não eram adequadas, e que hoje já possui sala reformada e pronta.
Através de nossos esforços em busca de recursos federais, conseguimos junto com o Deputado Bruno Araújo uma emenda no valor de R$ 339 mil reaisque serviu para compra de2 carros que foram, 1 s-10 e 1 Pálio, e acompra de equipamentos como(Ar condicionado, tvs, cadeiras, mesas, Datashow, geladeiras, bebedouros) e mais a compra de 1 carro doblô pelos recursos da atenção básica.
Com recursos repassados pelo ministério da saúde, e com as economias da secretaria compramos mais 4 carros, que foram 2 ambulâncias Ducato, 1 Ducato TFD e 1 Siena. Tudo com o intuito de diminuir a locação de carros e evitar mais despesas para o município. Além da construção de 3 UBSs adquiridas com os recursos do ministério da saúde.
Lembrando que não é simples o procedimento de adquirir esses recursos, pois para isso é necessário a elaboração de projetos e interesses por parte de quem está à frente da pasta. Como vocês podem ver, na história da cidade de Toritama, fomos os primeiros a conseguir tantos recursos para realizar obras. Pois ainda temos a aprovação de outras emendas para o município que somam mais de R$ 1 milhão de reais, mas que aguardam a liberação junto ao ministério. E isso só foi conseguido na gestão da saúde, frutos do trabalho realizado em 2013 e concluído em 2015.
Estamos oferecendo na policlínica atendimento especializado de mastologista, pediatra, psiquiatra, ginecologista, dermatologista, fonoaudióloga, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, ultrassonografia e teste do pesinho, além de ortopediacom atendimento no hospital e também a marcação de exames de alta complexidade, como tomografia, dissometria óssea, e ressonância magnética.
Melhoramos o transporte dos pacientes para as outras cidades como Recife, Caruaru e Agrestina. Abrimos também um CAF (Centro de Abastecimento Farmacêutico) para distribuição de medicamentos para o hospital e postos de saúde.
Conseguimos colocar em funcionamento com maiores condições de atendimento as 7 UBSs e abrimos mais 1 nova UBS no bairro do coqueiral.Totalizando 8 UBSs. Melhoramos as condições do CAPs. Enviamos os projetos para o ministério da saúde, o qual aprovou a liberação para aberturade mais 3 UBSs, mas devido à redução de repasses por parte da prefeitura, isso ficou impossibilitado.
Além de tudo isso, a nossa maior conquista, foi a reforma do Hospital através de convênio de parceria Público/Privada, que teve como primeira etapa do projeto areforma do setor de atendimento imediato (emergência, sala de medicamentos, leito de observação) da recepção e da fachada. Agora, abrimos o processo de carta convite, a qual espero que a nova administração da pasta dê continuidade para a realização da conclusão desse projeto.
Aproveito para informar a todos vocês, deixando tudo aqui muito bem esclarecido, que todos os investimentos da saúde foram feitos através de tudo que entrava como repasse todo o mês. Ou seja, não fica nada para ser pago nos meses seguintes. Até mesmo os 4 carros, que ainda não foram entregues, já estão TODOS quitados!!! Isso se chama, planejamento!!! Se quem assumir essa secretaria daqui pra frente fizer o mesmo planejamento que nós da saúde fizemos, terá dinheiro SUFICIENTE para dar continuidade aos trabalhos, isso se o prefeito não travar os repasses.
Na oportunidade que tive na última coletiva, eu falei a todos vocês que o meu desejo era transformar a saúde da nossa cidade, e com o pouco espaço que tive, mediante todas as dificuldadesrealizamos até mais do que estava proposto no plano de governo para área da saúde, pois batalheie consegui mostrar qual a minha maneira de administrar, FAZENDO ACONTECER!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário