segunda-feira, 19 de maio de 2014

Documentário mostra como fé em Deus ajudou sobreviventes de tornado a dar novo sentido às suas vidas


Em maio de 2013 umtornado atingiu violentamente a cidade de Moore, no estadonorte americano de Oklahoma. O rastro deixado pelo tornado foi de destruição. 24 pessoas morreram com a tragédia e 400 outras ficaram feridas.

Agora, sobreviventes do furacão contam sua fé em Deus os ajudou a encontrar um novo sentido após as perdas sofridas na tragédia e as experiências angustiantes pelas quais passaram. Essas experiências são contadas no documentário Where Was God? Stories of Hope After the Storm (“Onde estava Deus? Histórias de Esperança depois da tempestade”, em tradução livre).

Oklahoma é um estado propício a esse tipo de fenômeno natural, e o tornado que atingiu a cidade de Moore foi um dos 10 mais destrutivos que já atingiu o estado, tendo alcançado a categoria EF5 (a mais forte na escala, com ventos de mais de 300 km/h). A tempestade durou 39 minutos e deixou seu rastro de destruição por mais de 27 quilômetros, nessa que é a sétima maior cidade do estado.

De acordo com o The Christian Post, o documentário apresenta histórias de pais, filhos, socorristas e voluntários “que contam a linha do tempo da destruição e compartilham os acontecimentos milagrosos que mudaram suas vidas para sempre”.

- Eu fechei os olhos de uma forma tão apertada quanto podia, e literalmente me espremi em cimadessas crianças – relata Karen Marinelli, professora na escola Plaza Towers Fundamental e uma das sobreviventes que dão seu relato no documentário.

- A parede caiu e foi quando que eu imediatamente pensei: já era, nós vamos morrer. Eu continuei orando: por favor, mantenha-nos em segurança – por favor, me ajude a respirar. Eu orei continuamente para que nós pudéssemos sobreviver àquilo, e que a parede não desmoronasse ainda mais – completa.

Chris Forbes, produtor do documentário, classificou os moradores de Oklahoma como “o povo mais resistente de todos”. Forbes elogiou também os voluntários que doaram seu tempo e esforço para ajudar nos trabalhos de recuperação, o que ele vê como um “testemunho de sua fé e caráter”.

- Depois que as equipes de notícias vão embora, as pessoas não sabem como vão tocar suas vidas depois de uma tempestade, especialmente três, seis ou nove meses depois. Queríamos responder à pergunta: ‘Como é que as tempestades da vida afetam a sua fé?’ – explicou o produtor sobre ofilme, que também falou sobre a escolha do nome da produção.

- Chamamos o filme de ‘Onde estava Deus?’ por uma razão. Tudo bem perguntar a Deus o porquê, mas não podemos responder o porquê. Entretanto, podemos mostrar onde Deus estava naquela tempestade em 20 de maio e onde ele está agora em qualquer tempestade pela qual você esteja passando – resume Chris Forbes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário