quinta-feira, 7 de maio de 2015

Internautas dizem ter visto objeto estranho no céu da Paraíba; Aeronáutica desconhece


Um vídeo divulgado no domingo (3) através do Youtube, registra o momento de aparição de um suposto Objeto Voador Não Identificado (Ovni) e foi atribuído a um trecho da BR-230 entre as cidades de Campina Grande e Soledade, no Agreste paraibano, a cerca de 200 km de João Pessoa.

A gravação do vídeo teria ocorrido no fim da tarde do sábado (2). Os relatos partem de internautas nas redes sociais. Veja o vídeo abaixo.

Na gravação de apenas 15 segundos, feita de dentro de um carro em movimento, é possível perceber algo parecido com um objeto luminoso estático no céu, durante um fim de tarde, de cor clara e formato ligeiramente oval, meio achatado.

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) disse que não tem equipamentos como balões meteorológicos, por exemplo, usados para acompanhar as mudanças no tempo, e disse que monitoramentos feitos dessa forma podem ocorrer por meio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Recife (PE).

Segundo o meteorologista do Inmet, Ednaldo Correa, a possibilidade do objeto identificado por internautas no vídeo ser um balão meteorológico é pequena. 

“O Inmet faz lançamentos de balões meteorológicos para realizar sondagens na atmosfera. Não tenho conhecimento de que este trabalho seja realizado na região onde o fato teria ocorrido e também sei que um balão não teria estrutura suficiente para percorrer uma distância longa, por exemplo, sendo lançado em Recife para chegar à Paraíba. Ele com certeza iria estourar no percurso”, disse Ednaldo Correa.

O geógrafo e professor Erivaldo Sousa, que também é entusiasta do fenômeno óvni na Paraíba, informou que a curta duração do vídeo, a falta de conhecimento da posição do Sol e a possível ilusão provocada pelas nuvens podem “pregar peças”.

“Fica difícil dizermos alguma coisa porque o vídeo é pequeno. Teríamos que saber qual o posicionamento do sol, que as vezes forma um ponto luminoso sobre camadas de nuvens, o local exato do fenômeno e, se fosse possível, a coordenada de onde o carro estava para sabermos as reais condições climáticas. As camadas de nuvens pregam muitas surpresas sobre a questão meteorológica", disse o professor.

Mesmo com as condições não sendo boas para uma análise criteriosa, o professor não descarta um possível avistamento de um objeto não identificado e classificou a região como sendo uma das mais relatadas em casos de óvnis na Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário